X
Dólar
Euro
10 de July de 2020

Sororidade corporativa

02/03/2020 | 14h48min

Não é novidade que nossa sociedade sempre encorajou a competição e rivalidade feminina. Mesmo com o passar do tempo, os estímulos sociais que colocam uma mulher contra a outra parecem não ter mudado tanto quanto gostaríamos. Sobretudo no mundo corporativo, onde há uma grande tendência a atmosfera competitiva, até um tempo atrás, era muito comum ver o pouco de companheirismo feminino adquirido através dos anos posto à prova. No entanto, com o crescimento de discursos de empoderamento e cooperação, esse cenário tem sofrido significativas mudanças. A palavra sororidade, de fato, vem sendo bastante usada entre mulheres dentro e fora do movimento feminista como forma de reconhecimento e incentivo a união – ela, finalmente chegou no ambiente de trabalho.
Para além das boas relações no trabalho, a sororidade é importante pois traz consigo a empatia. Sendo assim, além da afinidade, as funcionárias tendem a criar uma atmosfera harmônica e respeitosa com todos, o que transparece para clientes e investidores. Já na liderança, a tendência é ser mais compreensiva com os funcionários, delegar mais e ser mais acessível. Além, é claro, de reafirmar a quebra desse comportamento na vida pessoal de todas as envolvidas e colaborar para uma sociedade com menos rivalidade feminina.
A Be.labs Aceleradora elaborou uma campanha e reuniu mulheres de diversos segmentos e estados do Nordeste com o mote #sororidadeNE – um apelo à reflexão e à mudança de cultura, especialmente entre as nordestinas. A iniciativa merece aplausos da coluna.

E você? Já conversou sobre sororidade na sua empresa hoje?

 

Viga no HUB

Um dos influenciadores digitais mais bombados do Brasil, o humorista Rafael Cunha, esteve divulgando o HUB 360 como espaço como referência em escritórios compartilhados na Paraíba. Criado no ano passado, a estrutura física do HUB 360 conta com revestimento acústico, sistemas de ventilação natural, wi-fi em todo o prédio, segurança eletrônica e estacionamento na porta, além de estar localizado em um dos bairros mais nobres e comerciais de João Pessoa – Manaíra. Há espaços compartilhados, salas de trabalho para aluguel e locais para treinamentos, além de uma cafeteria para bate-papos informais e um rooftop para eventos corporativos. O espaço colaborativo também chama a atenção pela decoração: com inspiração urbana e tecnológica, o renomado artista Shiko espalhou a sua arte pelos ambientes, produzida com grafite indoor, caneta e spray.

 

Upside Down Thinking

“Esteja aberto e construa a mudança. É pensando ao contrário que você descobre novas formas de ser você.” Esse é o mote do curso “Upside Down Thinking”, oferecido pelo Instituto K. Criado em 2020, o instituto é fruto de um processo de mudança do Escritório Criativo de Anne K. – sua mentora e fundadora. O curso, que será ministrado por Patrícia Cotton nos dias 20 e 21 de março, tem a proposta de estimular a transformação por meio da criatividade e sob uma perspectiva fora da zona de conforto. O curso é voltado para empreendedores, empresários, executivos, criativos e agentes de mudança que queiram se nutrir de novas tendências e aprender a pensar o contrário para transformar e liderar a criatividade na vida e nos negócios. As inscrições aqui.

 

Sun Park

Foi confirmada a construção do Sun Park em Lucena, um empreendimento que promete ser o maior parque aquático da América Latina. O projeto conta com um investimento inicial de R$ 100 milhões. O terreno é de 2 milhões de m², sendo uma área de 300 mil m² dedicada para instalação do parque aquático, rede hoteleira, projetos imobiliários e estacionamento. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas no prazo de 24 meses – e, em breve o grupo de empresários planeja um lançamento na Capital. O projeto arquitetônico está em fase de desenvolvimento, e as peças dos brinquedos virão do Canadá.

Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros