X
Dólar
Euro
10 de July de 2020

Minha empresa, meus boletos

25/05/2020 | 13h17min

Terminar o mês escolhendo quais boletos pagar. Essa virou a rotina de milhões de trabalhadores e empresários que passaram a ganhar menos ou perderam a fonte de renda por causa da pandemia do novo coronavírus. Para reduzir o prejuízo, o governo adiou e até suspendeu diversos pagamentos esse período. Tributos e obrigações, como o recolhimento das contribuições para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ficarão para depois. Em alguns casos, também é possível renegociar.

As empresários, houve o adiamento do pagamento da contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Os pagamentos de abril serão quitados em agosto. Os pagamentos de maio, em outubro. A medida antecipará R$ 80 bilhões para o fluxo de caixa das empresas. Houve ainda o adiamento da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) do 15º dia útil de abril, maio e junho para o 15º dia útil de julho.

Para as micro e pequenas, adiamento, por seis meses, da parte federal do Simples Nacional. Os pagamentos de abril, maio e junho passaram para outubro, novembro e dezembro. Adiamento também, por três meses, da parte estadual e municipal do Simples Nacional. Os pagamentos do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, pertencente aos estados) do Imposto sobre Serviços (ISS, dos municípios) de abril, maio e junho passaram para julho, agosto e setembro.

Aos microempreendedores individuais, houve o adiamento das parcelas por seis meses. Os pagamentos de abril, maio e junho passaram para outubro, novembro e dezembro. As parcelas de maio dos parcelamentos passaram para agosto, as de junho para outubro, e as de julho para dezembro.

Covid-19

Uma boa e importante notícia – e que veio da Paraíba. A Unimed João Pessoa é pioneira no uso de plasma de recuperado para tratar covid-19. Foi realizada a primeira infusão de plasma convalescente em um paciente infectado com o novo coronavírus. O plasma sanguíneo usado no paciente veio de uma parceria entre a Unimed JP e o Hemovida de Natal (RN). Nesta primeira infusão, dois homens, um de 55 anos e outro de 63, receberam cerca de 200 ml do plasma convalescente, cada um. A identidade do paciente que fez a doação do sangue é sigilosa, no entanto, é uma pessoa que teve exame confirmado para covid-19 e está sem sintomas há mais de 30 dias.

Publicidade para Todos

A OLX anunciou que vai doar cerca de R$ 20 milhões em mídia para vendedores autônomos e pequenas e médias empresas dentro de sua plataforma. A iniciativa “Publicidade para Todos” terá duração de seis meses e pretende impactar aproximadamente 43 mil clientes da OLX. O objetivo da ação é impulsionar as vendas dos pequenos empreendedores, durante a pandemia. Além da doação de mídia, desde o início da quarentena, a empresa está desenvolvendo uma série de conteúdos para os seus clientes.  O material pretende ajudar os empreendedores a construir presença no digital e impulsionar suas vendas.

Imobi Week

Acontece entre os dias 5 e 14 de junho o Imobi Week, um evento com foco na vendas de imóveis por canais digitais, com objetivo de  fomentar o mercado imobiliário e atrair futuros compradores. As construtoras que participam do evento vão oferecer condições especiais apenas durante 10 dias, e descontos a partir de 5% no preço de tabela do imóvel.
Os que entrarem na plataforma Imobi Week  (clique aqui) vão ter acesso aos diversos imóveis disponíveis, bem como às informações, preços, fotos, benefícios. Caso haja interesse, o contato será direto com a construtora ou imobiliária.

A volta

Conhecida pela inovação e pela qualidade nos serviços oferecidos, a Korpus sai na frente mais uma vez. A academia anunciou que irá além das medidas de segurança Indicadas pelas autoridades de saúde e está se preparando para a volta pós-quarentena. Nas cinco unidades da Korpus na Paraíba, estão sendo instalados vidros entre as esteiras, para garantir ainda mais segurança aos alunos.

Voltada para o segmento premium e público AB, a Korpus sempre funcionou 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados. Além da alta sofisticação e tecnologia nos aparelhos, as unidades oferecem wi-fi grátis, aplicativo exclusivo dos alunos e clube de vantagens.

Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros