X
Dólar
Euro
27 de January de 2021

Desigualdade salarial entre as raças

14/12/2020 | 09h46min

A melhoria de acesso dos negros ao ensino superior ainda não reflete em melhores salários e empregos. O rendimento mensal das pessoas brancas ocupadas era de R$ 2.796, o da população preta ou parda era de R$ 1.608, reforçando uma diferença de 73,9% entre os salários. Essa diferença acontece também nas ONGs. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de ONGs (Abong) mostra discrepâncias entre a remuneração e cargos ocupados por negros e brancos nas organizações da sociedade civil. Segundo o levantamento, em 2019 as pessoas negras ganharam em média 27% menos que as brancas nas ONGs. A faixa de remuneração média nas ONGs é a de meio a três salários mínimos. De acordo com o estudo, enquanto os homens brancos têm a maior participação na faixa dos salários mais altos (mais de 20 salários mínimos), os negros são a maioria nas faixas que representam os menores salários. Já na faixa de remuneração de até meio salário mínimo, a maioria é de homens negros (38,19%), seguidos de mulheres negras (37,11%), mulheres brancas (12,81%) e homens brancos (11,11%).Os dados levantados apontam ainda que a maior participação de pessoas negras (41,62%) está na ocupação de auxiliar de manutenção predial. E a maior presença de pessoas brancas (64,81%) situa-se na ocupação de pesquisador ou pesquisadora.

Marcas na pandemia

Uma pesquisa da TM20 branding e Brazil Panels, apontou  quais foram as marcas que mais causaram impacto positivo à sociedade em meio à pandemia. A marca mais lembrada pelos consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro foi a Natura, seguida por Itaú e Ambev. Na sequência aparecem Magazine Luiza e Nestlé. Bradesco, Havaianas, Grupo Boticário, Sadia e Unilever, nesta ordem, completam o top 10 deste ranking das marcas que mais causaram impacto positivo na sociedade durante a pandemia. A pesquisa ouviu por telefone 1.800 consumidores.

Inspiração Paraíba

Mais de 150 profissionais de diversas áreas de atuação serão homenageados no livro “Inspiração Paraíba”, cujo objetivo é reunir homens e mulheres da vida real cujas trajetórias se destacam pela superação, pelo trabalho ou pela inovação. O lançamento do livro, que seria feito de maneira presencial, será de forma online, no dia 14. A ideia do livro “Inspiração Paraíba” é das empreendedoras Camila Haeckel e Marina Sá, e o projeto vai envolver nomes de profissionais das mais diversas áreas de atuação, entre eles empresários, artistas, juristas, médicos, políticos, comunicadores e arquitetos.

Gastronomia nas alturas

Dois empreendimentos, ainda não inaugurados, já causam expectativa aos paraibanos. A curiosidade? Os dois apostam nas alturas – com vista exclusiva da capital – para conquistarem clientes.

Um deles é o Nui 360, certamente a mais esperada novidade gastronômica anunciada nos últimos tempos na Paraíba. O restaurante, chiquérrimo,  vai contar com a assinatura de um dos chefs mais queridos do Brasil. O premiado Erick Jacquin, um dos jurados do programa MasterChef e apresentador dos programas “Minha Receita” e “Pesadelo na Cozinha”, na TV Band. O Nui 360 abre as portas na primeira semana de janeiro e ficará localizado no rooftop do Green Tower, na Av. Senador Ruy Carneiro, 303. Para conferir as novidades do restaurante, o instagram é o @nui_360.

A outra novidade será o Skybar, que será o bar mais alto do Nordeste. O Skybar, localizado no Tour Genève, no Altiplano, considerado também o segundo mais alto do Brasil, o bar, descontraído e moderno, ficará a 145m de altura. O rooftop promete ser o novo point da cidade, onde as pessoas poderão viver momentos descontraídos com a família e amigos. O espaço será aberto na próxima quarta-feira (16).

Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros