Adolescentes se emocionam após receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A Prefeitura de João Pessoa tem avançado na imunização contra a Covid-19 e já está vacinando, com a primeira dose, os adolescentes a partir dos 15 anos de idade e, com a terceira dose, os idosos com 64 anos ou mais que receberam a segunda dose ou dose única há 180 dias. Neste sábado (9) foram disponibilizados 16 pontos de vacinação na Capital, sendo 12 ginásios e quatro postos do tipo drive-thru.

O Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira, foi um dos locais que estava aplicando a primeira dose para os adolescentes e a estudante Iasmin Pereira, de 15 anos, se emocionou ao falar sobre o início de sua imunização contra a Covid-19. “Para mim é um alívio, porque antes não sabíamos se íamos poder receber a vacina e então estava numa expectativa muito grande. Estou muito feliz de ter chegado a minha vez”, disse a adolescente.

Assim como ela, o estudante Andrey, de 16 anos, também estava ansioso por seu momento de se vacinar. “É uma emoção muito grande tomar a primeira dose e agora é aguardar pela segunda para poder voltar ao normal, sair com meus amigos e viajar”, falou o jovem.

Mas não só os adolescentes saíram de casa para tomar a vacina neste sábado. A dona de casa Maria da Luz da Silva foi até um dos postos de imunização para receber a D2. “Eu estava esperando muito por essa segunda dose para me sentir mais segura, não só por mim, mas por toda a minha família. Agradeço a Deus por estar imunizada”, afirmou a dona de casa.

Públicos – Além da aplicação da primeira dose para adolescentes a partir de 15 anos sem comorbidades, seguem sendo imunizados com a D1 adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente ou gestantes e puérperas da mesma faixa etária.

Em razão do ponto facultativo da próxima segunda (11) e feriado nacional da terça-feira (12), a Prefeitura antecipou a aplicação da segunda dose para quem completa 90 dias da dose inicial da Pfizer e 28 dias da Coronavac (Butantan) para este sábado.

Com relação à terceira dose da vacina contra a Covid-19, além dos idosos de 64+, a imunização se estende para trabalhadores da área da saúde que atuam na Capital, que tenham tomado a segunda dose ou dose única há 180 dias. Os imunossuprimidos também seguem sendo imunizados com a D3 – o intervalo para a dose de reforço deve ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles são distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Balanço – Até este sábado (9), a Prefeitura de João Pessoa já aplicou 986.472 doses da vacina contra a Covid-19, conforme informações disponíveis no Portal da Transparência. Desse total, são 620.878 da D1, 349.416 da D2, 3.527 da D3 e 12.651 de doses únicas.

Dessa forma, 100% da população vacinável já recebeu a primeira dose e 58,47% desse público já está totalmente vacinado. Levando em consideração toda a população da Capital, 75,95% já tomou a dose inicial e 44,29% está com a imunização completa.

Destaques

As Mais Lidas​

Notícias Relacionadas