Instagram volta apresentar instabilidade 4 dias após pane global

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O Instagram está com instabilidade nesta sexta-feira (8). Usuários relatam dificuldade de acessar o aplicativo. Ela acontece 4 dias depois de uma pane global que envolveu o Instagram, o WhatsApp e o Facebook, que ficaram cerca de 6 horas fora do ar.

Por volta de 15h40, houve um pico de 1.500 reclamações no site Downdetector sobre o aplicativo no Brasil. Para alguns, no entanto, o serviço voltou a funcionar normalmente. Nos Estados Unidos, o Downdetector registrou mais de 24 mil reclamações sobre o funcionamento do aplicativo.

Às 17h, reclamações diminuíram o serviço apresentou novamente estabilidade.

A empresa disse que o problema ocorreu durante uma manutenção de rotina e que suas ferramentas não interromperam um comando errado. Isso deixou os servidores dos aplicativos sem comunicação com a internet.

A tradução do termo em inglês “backbone” (espinha dorsal) pode ajudar a entender: são ligações centrais em um sistema com várias conexões (veja no infográfico acima). No caso do Facebook, há servidores espalhados ao redor do mundo que são gerenciados por esse backbone.

*Matéria atualizada às 17h02

Destaques

As Mais Lidas​

Notícias Relacionadas