João Pessoa oferta serviço de acompanhamento nutricional em dois Centros de Referência da Cidadania

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A Prefeitura de João Pessoa está ofertando gratuitamente a população mais um serviço, desta vez o de acompanhamento com nutricionista nos Centros de Referência da Cidadania (CRC) que ficam nos bairros da Torre e de Mangabeira. Nas duas unidades, o atendimento acontece de terça à sexta-feira, das 8h às 12h, sem agendamento prévio. O serviço é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Segundo o titular da pasta, secretário Felipe Leitão, além do atendimento a população, também há uma integração de ensino-mercado de trabalho, já que o serviço é realizado por estagiários concluintes do curso de Nutrição. Todos eles são acompanhados por supervisão de professora-orientadora, o que proporciona teoria e prática profissional. 

As salas são esquipadas com mesas para atendimento, balança e instrumentos para a realização dos procedimentos. Após a consulta, que inclui uma extensa entrevista com o paciente, é entregue o plano alimentar personalizado e com a aplicação do plano, são realizadas as consultas de acompanhamento. Segundo o secretário, esse é mais um marco na gestão do prefeito Cícero Lucena.

“Nossa intenção é promover à população que mais precisa um serviço que muitas das vezes está longe do orçamento mensal das famílias, mas se faz necessário e é primordial. Através da nutrição, estamos possibilitando que os usuários tenham qualidade de vida e busquem uma mudança no hábito alimentar, visto que, durante a pandemia nossa sociedade teve uma grande mudança neste quesito. Os CRCs agora voltam a dialogar permanentemente com a sociedade”, disse Felipe Leitão. 

Uma das beneficiadas do serviço é Alice Nogueira, que recebeu seu plano alimentar. Ela teve conhecimento do acompanhamento através de um familiar e destacou a qualidade do atendimento. “Quando cheguei fui bem atendida. Estava à procura do plano alimentar e quando fiz os exames pedidos foi constatado a diabetes e fizeram o plano de acordo com a minha necessidade. O atendimento é ótimo. Já fui em consulta particular e achei a mesma coisa, eles passaram tudo direitinho e foi ótimo”, disse.

Imagem reprodução – (Foto: Assessoria)

Público-alvo 
Os atendimentos não são voltados apenas para quem procura o emagrecimento, mas também quem deseja melhorar seus hábitos alimentares, em alguns casos necessitando uma dieta que promova ganho de peso. A professora Alessandra Gomes, preceptora dos alunos, enfatiza o trabalho de combate à gordofobia junto aos alunos e que eles tenham contato com a realidade de cada paciente.

“A consulta com o profissional geralmente é cara e aqui temos em mente que a nutrição pode ser utilizada como remédio no combate a doenças crônicas como diabetes e pressão alta, atendendo a um público variado, indo de crianças a idosos. Nossa preocupação é ajudar no controle do peso sem o terrorismo nutricional, prezando pelo bem-estar do paciente, considerando onde ele vive e condições sociais, combatendo inclusive a gordofobia, algo que vemos em perfis em redes sociais”, reforçou.

Andrea Silva, que é uma das estagiárias cursando o último período do curso de Nutrição, e conta o quanto a experiência está enriquecendo seu repertório de atendimento ao público. “O estágio está contribuindo bastante para minha vivência de como trabalhar com as pessoas, principalmente na questão da alimentação. A gente tem muito tabu quando vai procurar um nutricionista, de que ele só vai passar alimentos caros ou que vai restringir o que podemos comer, mas a alimentação que a gente vai realmente prescrever é para dar prazer”, complementou.

Serviço:
Centro de Referência da Cidadania de Mangabeira
Rua Janduí Dantas do Nascimento, S/N, Mangabeira
Centro de Referência da Cidadania Sinhá Bandeira – Torre
Avenida Capitão João Freire, 186, Torre

Destaques

As Mais Lidas​

Notícias Relacionadas