X
Dólar
Euro
16 de May de 2021

URGENTE

Vulcão entra em erupção no Caribe e governo ordena evacuação obrigatória do local

09/04/2021 | 12h40min
Foto: UWI/Divulgação

O vulcão La Soufrière entrou em erupção nesta sexta-feira (9) na ilha caribenha de São Vincente e Granadinas, e mais explosões são esperadadas, de acordo com a diretora do Centro Sísmico da Universidade das Índias Ocidentais, Erouscilla Joseph.

O governo ordenou a evacuação obrigatória do local após o vulcão lançar uma coluna de cinzas a cerca de 6 km de altura em direção ao leste no Oceano Atlântico, de acordo com as autoridades.

Joseph alertou que fortes quedas de cinzas também foram relatadas em comunidades ao redor do vulcão e que outras explosões podem ocorrer, porém, de acordo com ela, impossíveis de prever se serão maiores ou menores que a primeira.

A última vez que o vulcão entrou em erupção foi em 1979, em 1902 outra erupção matou cerca de 1,6 mil pessoas. Ainda não há relatos de vítimas desta erupção.

São Vicente e Granadinas é um pequeno país no Caribe com cerca de 100 mil habitantes que fica entre Barbados, Granada e Santa Lúcia e perto da Venezuela.

A cidade costeira de Barrouallie, que fica a cerca de 14 km do vulcão, a população foi evacuada e encaminhada para abrigos. Algumas pessoas pretendem ficar no local, enquanto outras pessoas devem embarcar em navios cruzeiros ou ir para ilhas próximas que ofereceram ajuda.

Nesta quinta-feira (8), foram emitidas ordens de evacuação obrigatória para cerca de 16 mil pessoas que vivem na zona vermelha perto do vulcão.

Autoridades temem que a pandemia possa prejudicar os esforços de evacuação. O primeiro-ministro Ralph Gonsalves disse em uma entrevista coletiva que as pessoas precisam ser vacinadas se entrarem a bordo de um navio de cruzeiro ou receberem refúgio temporário em outra ilha.

Gonsalves disse que dois navios de cruzeiro da Royal Caribbean devem chegar nesta sexta e um terceiro nos próximos dias, assim como dois navios de cruzeiro da Carnival. As ilhas que disseram que aceitariam evacuações incluem Santa Lúcia, Granada, Barbados e Antígua.

O primeiro-ministro disse que estava conversando com os governos caribenhos para aceitar os cartões de identidade das pessoas que não tiverem passaporte. “Esta é uma situação de emergência e todos entenderam isso”.


Redação com G1

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.