X
Dólar
Euro
13 de April de 2021

TV FUNESC

Entrevista Funesc debate democratização do acesso ao Braille e importância da Biblioteca

08/04/2021 | 10h21min
Funesc – (Foto: Assessoria)

A bibliotecária Ana Lúcia Leite Santos, a pedagoga e analista judiciária Suzi Belarmino e o cantor Beto Mello são os convidados desta semana do projeto ‘Entrevista Funesc’, que promove uma dupla comemoração: o Dia Nacional do Sistema Braille (8 de abril) e o Dia Nacional da Biblioteca (9 de abril). O bate-papo ao vivo ocorre em formato de live, no Instagram da Funesc, nesta sexta-feira (9), às 19h, e será comandado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira. 

Atualmente, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, instalada no Espaço Cultural, em João Pessoa, e o Sistema Estadual de Bibliotecas promovem atividades regulares voltadas a pessoas cegas, para que haja mais integração deste público com o universo da leitura. O acervo é composto por diversos livros literários e foi inaugurado em 2018.  

Ana Lúcia Leite Santos é bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e representante da Rede de Leitura Inclusiva GT Paraíba, instituição que promove um diálogo constante sobre inclusão, acessibilidade e leitura acessível para as pessoas com deficiência. 

Suzi Belarmino é pedagoga, mestre em Educação, analista judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) na Paraíba. 

Beto Mello é cantor há quase quatro décadas, destacando-se na cena da música paraibana com quatro CDs lançados, ao longo desta trajetória. Durante o ano de 2020, conseguiu compor mais músicas e produzir material suficiente para quatro novos CDs. O primeiro deles, “Divina Parceria”, já foi lançado, estando em produção e finalização os CDs “Cartas e Canções”, “Das mil e uma noites” e “Bertinho de Mituaçu”.  

O entrevistador Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos. Foi professor da graduação em Jornalismo na Fundação Francisco Mascarenhas. Atuou como repórter freelancer para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista de cinema da CBN em João Pessoa e colunista de cultura do Portal T5.  

O Funesc Entrevista faz parte da série de ações do Funesc na Rede, que tem disponibilizado através da TV Funesc (no YouTube: funescpbgov), das redes sociais da Fundação e também através da Rádio Tabajara FM (105,5) shows, entrevistas, debates, reportagens, performances e oficinas. 


Secom-PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.