X
Dólar
Euro
13 de April de 2021

SG Jazz Festival será transmitido pela TV Câmara nesta sexta e sábado

07/04/2021 | 09h45min
Imagem divulgação – (Foto: TV Câmara)

Seis dos mais importantes nomes da música instrumental paraibana passaram pelo palco virtual do SG Jazz Festival. O evento, exibido originalmente pelo canal Trato Produção, no Youtube, será retransmitido nesta sexta (9) e sábado (10), pela TV Câmara (canal 6.2 na TV aberta e 23 na NET). O primeiro dia traz shows do Quinteto da Paraíba, WMC Música e Zé Filho e Banda. No sábado serão exibidos shows de Quinteto Uirapuru, Sexteto Tabajara e Grupo Pé de Choro.

O evento foi possível a partir de uma parceria da Trato Produção e SG Studio Digital, onde aconteceram as gravações. O festival foi viabilizado por edital da Lei Aldir Blanc por meio da Funjope, na categoria Webfestival. No Youtube, os vídeos somam quase 4 mil acessos desde a estreia. Todo o conteúdo, incluindo vídeos de entrevistas e bastidores, permanecerá disponível no canal da Trato Produção.

Além de focar diretamente nos músicos, a proposta contribuiu para movimentar a cadeia produtiva na cidade, sendo responsável pela contratação de profissionais direta e indiretamente. Só o casting contou com 29 músicos. Mais 15 profissionais atuaram nos bastidores, o que gerou uma média de 10 horas de material gravado para edição. As gravações aconteceram em dias alternados, para evitar aglomeração, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a covid-19.

A valorização dos trabalhadores da arte nesse momento não é só uma missão cultural, mas uma tarefa estratégica de encarar o novo normal, de amenizar os efeitos colaterais sociais que virão após o período pandêmico. Muitas vidas se perderam, o abraço está proibido e o trabalho escasso.

“Fazer um festival de música instrumental com esses grandes instrumentistas paraibanos é um sonho que vem sendo construído desde 2017. Quando saiu esse edital da Aldir Blanc imediatamente acionei meu parceiro Sérgio Gallo e disse que era a hora. E deu certo. O festival foi lindão. A receptividade do público foi muito positiva”, diz Renata Mora, da Trato.

“Procuramos começar com grupos de formações variadas para mostrar os diversos estilos que a música instrumental alcança, que vão do Jazz ao Choro, do Clássico ao Baião, do Maracatu ao Frevo. Esperamos que esse primeiro festival seja o início de um espelho para o mundo dos nossos músicos e da música instrumental da Paraíba”, reforça Sérgio Gallo, do SG Studio Digital, revelando a intenção de realizar edições futuras do festival.

Programação TV Câmara

Sexta, 09/04
20h – Quinteto da Paraíba, WMC Música e Zé Filho e Banda

Sábado, 10/04
20h – Quinteto Uirapuru, Sexteto Tabajara e Grupo Pé de Choro

Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/tratoproducao
Facebook: https://www.facebook.com/tratoproducao
Canal da Trato Youtube: https://youtu.be/5ftZJ26y_aA


Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.