X
Dólar
Euro
13 de April de 2021

CURTA-METRAGEM

Documentário sobre Molla de Mandacarú é contemplado pela Lei Aldir Blanc

07/04/2021 | 09h51min
Molla de Mandacaru – (Foto: Assessoria)

O curta-metragem “Molla de Mandacarú” propõe retratar o brasileiro, identificando suas peculiaridades que o distingue e assim, recriar o espírito de sua nacionalidade e influência, manifestadas no seu dia a dia, das mais variadas formas e no que há de mais comum na identidade usual brasileira.

Em dez minutos, “Molla de Mandacaru” aborda os dilemas e desafios do compositor, dramaturgo, ator e artista, em sua carreira na Capital paraibana, onde possui um acervo musical contendo mais de 10 mil discos em vinil, de diversos artistas da cultura popular e de tantas outras vertentes da música nacional, e com isso se tornou o grande influenciador cultural do bairro onde mora.

O documentário tem direção e roteiro de Leandro Rolim, um jovem multimídia e ativista cultural, que se interessa pela cena cultural de João Pessoa, nas suas mais variadas vertentes. A produção é de Paulo Cezar Meneses e a direção de fotografia é de Wagner Cardoso.

Sobre o projeto, Leandro destaca que o Brasil deve ser mostrado aos brasileiros, pois há falta de conhecimento do povo sobre o país que vive, sua cultura, seus saberes e fazeres. “O curta tem caráter antropológico e identifica traços da individualidade humana que habitam não apenas o ambiente objetivo, mas também o abstrato da sociedade e do cotidiano”, destacou.

Sobre Molla

Lourenço Molla é compositor, dramaturgo, ator e artista. Começou sua carreira na década de 1970, num pequeno grupo em Mandacaru, bairro de João Pessoa que possuía, na época, uma relevante atividade cultural. Ele iniciou sua carreira em quadrilhas juninas, se apresentando também em lapinhas; popular artista pessoense, envolvido com cultura popular desde jovem, também foi ativista político.

Participou de feiras e eventos culturais durante sua carreira artística. Em sua coleção, estão diversos artistas da cultura popular e de tantas outras vertentes da música nacional; Molla considera sua coleção como uma biblioteca representativa da própria cultura popular, cultura de raiz, rica em conhecimento, sendo uma expressão de seu apreço pela cultura. O artista resguarda suas memórias em cada item de sua coleção.


Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.