X
Dólar
Euro
04 de March de 2021

ATENÇÃO

Autoexame dos pés ajuda a prevenir complicações da diabetes

05/02/2021 | 09h28min
Foto: divulgação/Unimed JP

Uma das diversas complicações causadas pelo diabetes é o surgimento de feridas e infecções nos pés que não cicatrizam, conhecido como pé diabético.  De acordo com a enfermeira Rilena Pires, que integra o grupo de educação Saúde na Medida da Unimed João Pessoa, o autocuidado é fundamental para evitar problemas. “A diabetes tem controle para quem segue um plano alimentar, tem o hábito de praticar atividades físicas, utiliza a medicação de forma correta e realiza exames preventivos regularmente”, indica.

Para orientar os clientes sobre a importância do autocuidado, a Cooperativa realiza, no dia 23 de fevereiro, das 14h às 16h, a oficina online “Pé diabético: o autocuidado faz toda a diferença”, exclusiva para beneficiários. “ Vamos auxiliar com os cuidados gerais, como lavar todos os dias, enxugar entre os dedos, não usar calçados com os pés molhados, hidratar, ter atenção ao cortar as unhas e com cutículas”, adianta Rilena, que vai ministrar a oficina.

Segundo ela, outro fator para a prevenção é o autoexame. “É importante observar diariamente, analisar a coloração do pé e das unhas, a temperatura, ver se existem ferimentos ou rachaduras. A glicose alta pode afetar os nervos do paciente que perde a sensibilidade e uma simples topada ou um calo podem gerar uma inflamação. Além disso, se houver obstrução circulatória, torna difícil a cicatrização”, alerta a enfermeira. “A diabetes é para a vida toda, por isso, a educação em saúde é essencial. Um paciente que tem esse conhecimento consegue aderir melhor ao tratamento”, afirma.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC), pessoas com Diabetes Mellitus têm 25% de chances de desenvolver úlceras nos pés ao longo da vida. Além disso, entre 40% e 70% das amputações não traumáticas de membros inferiores são decorrentes de complicações da doença.

Superação – A aposentada Célia Maria Almeida dos Santos, de 70 anos, teve o diagnóstico de diabetes após sentir uma tontura e, por falta de conhecimento sobre o assunto, perdeu alguns dedos dos pés. Após onze anos da descoberta e de participar do grupo Saúde na Medida, iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP que orienta, gratuitamente, clientes com diabetes e pré-diabetes a ganhar mais qualidade de vida, Célia dá exemplo dos cuidados que aprendeu. “Quem tem diabetes tem que viver em disciplina. Eu sigo rigorosamente uma dieta, tomo os remédios prescritos e caminho diariamente para manter a saúde”, conta.

Segundo ela, a falta de informação fez a doença se agravar. “Perdi três dedos num pé e algumas falanges no outro porque não fiz a limpeza da maneira correta e descuidei da alimentação. Com o grupo de saúde da Unimed JP, aprendi a tomar todos os cuidados e vi a importância de prevenir as complicações. Hoje, sou mais feliz e me preservo a minha qualidade de vida”, comenta Célia.
 
Como se inscrever – Para garantir a vaga na oficina “Pé diabético: o autocuidado faz toda a diferença”, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (https://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda/pe-diabetico-o-autocuidado-faz-toda-a-diferenca/218). Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar. Na seção, também é possível conferir outros grupos e oficinas gratuitas que são oferecidas pela Cooperativa no mês de fevereiro. Todas as atividades são exclusivas para clientes.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br. 

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa 
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.