X
Dólar
Euro
27 de January de 2021

EFICÁCIA

‘Vacinas são porta para futuro com pandemia sob controle’, diz Beltrammi sobre Coronavac

13/01/2021 | 09h41min

O secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, comentou nesta quarta-feira (13), a respeito da eficácia da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria da Sinovac com o Instituto Butantan e destacou o papel das vacinas na sociedade.

“A Coronavac é uma vacina de vírus inativado e expõe as pessoas que vão recebê-la a todo material viral. Além disso, o coronavírus é um RNA vírus, que tem grande capacidade de sobrevivência e adaptação, porque ele muta”, explica.

Para o secretário, ter profissionais de saúde, da linha de frente, expostos alto contato com cargas virais e mesmo assim a vacina apresentar proteção é uma “notícia importante”. “Depois do contato com o vírus metade das pessoas não apresentou nenhum início de sintomas, [a vacina] não permitiu que o vírus, ao se instalar no organismo, se multiplicasse. Ele foi neutralizado, é uma boa notícia. Uma ferramenta que bloqueia 50% das possibilidades de danos às pessoas é uma notícia importante”, ressalta.

O secretário lembrou que para atingir 10% da população da Paraíba, o coronavírus ceifou 3800 vidas. “O caminho dos próximos 60% para alcançar 70% de imunidade numa população sem vacina, pode ceifar quase 23 mil vidas”, alertou.

“Vacinas como a da gripe e rotavírus, que tomamos todos os anos, também têm uma eficácia entre 55% e 60%. O papel da vacina na história é evitar que as pessoas fiquem gravemente doentes. Fazer com que a Covid-19 se converta em uma gripe comum é a tarefa das vacinas. A Coronavac, junto com a Fiocruz Oxford e outras que virão ao Brasil vão cumprir seu papel. É hora de compreender estes benefícios que são fundamentais nesse cenário em que estamos perdendo tantos brasileiros e brasileiras. As vacinas são nossa porta para um futuro em que a pandemia estará sob controle”, finalizou.


Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.