X
Dólar
Euro
23 de January de 2021

CUIDADOS

Em oficina online, especialista esclarece dúvidas e explica benefícios da amamentação

06/01/2021 | 12h03min

Amamentar é ato de amor e conexão entre mãe e bebê. O gesto traz diversos benefícios para a saúde física e mental de ambos, mas nem sempre é fácil e natural, principalmente para mães de primeira viagem. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, a Unimed João Pessoa promove a oficina “Amamentação e acondicionamento de leite materno” no dia 13 de janeiro. O evento online será exclusivo para clientes da Cooperativa e acontecerá das 9h às 11h.  

A psicóloga dos grupos de Educação e Saúde da Unimed João Pessoa, Abigail Lopes, que também ministrará o evento, explica que é comum surgirem dúvidas sobre o tema pela falta de apoio e desconhecimento da prática. “Neste período, a mulher fica vulnerável e fragilizada, por isso, é fundamental que todas as suas necessidades básicas sejam assistidas para que ela consiga de fato amamentar com tranquilidade, sem tensão”, conta. “Algumas mães decidem não amamentar, pois recebem um reforço negativo de familiares e a ‘cultura da mamadeira’ ainda é muito forte, mas é por meio do aleitamento que o vínculo entre mãe e bebê é reforçado”, comenta. 

A psicóloga sugere que, além dos cuidados com a saúde física, as gestantes façam um pré-natal psicológico. “Trabalhar a ansiedade, medos, angústias e inseguranças no período de gravidez e puerpério é fundamental. A gestação mexe muito com os sentimentos”, afirma. Abigail faz um alerta sobre as contra indicações. “Amamentar não é indicado em casos de mães infectadas com o vírus HIV ou HLTV, que afeta a imunidade das pessoas, ou quando a lactante faz uso de remédios como os utilizados na quimioterapia. Além disso, mães que usam drogas ilícitas também não devem amamentar os filhos”, informa a médica.  

Benefícios de amamentar — De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida e continuada até os dois ou mais anos. Para a mãe, a prática diminui o sangramento no pós-parto, acelera a perda de peso, reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio, além de evitar a osteoporose e proteger contra doenças cardiovasculares, como o infarto.  

Para o bebê, proporciona mais contato com a mãe, melhora a digestão e minimiza as cólicas, desenvolve a inteligência, reduz o risco de doenças alérgicas e as chances de desenvolver doença de Crohn e linfomas, estimula e fortalece a arcada dentária e previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.  

Como se inscrever — Para garantir a vaga, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda), escolher a oficina “Amamentação e acondicionamento de leite materno”. Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar.  Na seção, também é possível conferir outras oficinas gratuitas que são oferecidas pela Unimed JP no mês de janeiro. Todas as atividades são exclusivas para clientes. 

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.