Cartilha da UFPB ensina a lidar com sofrimento psíquico na pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Diante dos efeitos psicológicos desencadeados pelo distanciamento social, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou uma cartilha, no formato de história em quadrinhos, para orientar a população.

Intitulada “Sofrimento psicológico na pandemia: aprenda a lidar!”, a cartilha foi produzida por extensionistas do projeto Xô, Covid, da Escola Técnica de Saúde (ETS) da universidade, localizada no campus I, em João Pessoa.

Coordenadora do projeto, a professora Ana Carolina Bernardes explica que a ideia da cartilha surgiu por causa do impacto da pandemia na saúde mental da população, que tem se manifestado de formas variadas, a exemplo da insônia, do medo e da ansiedade.

“A cartilha foi elaborada a partir das experiências vivenciadas por uma família durante a pandemia, abordando assuntos como as principais alterações psicossociais, estratégias para enfrentamento de tais alterações e a divulgação de serviços de saúde voltados para a saúde mental”, informa Carolina.

Impressa para ser distribuída aos moradores da comunidade de São Rafael, situada em João Pessoa, público atendido pelo projeto de extensão da ETS, a cartilha foi disponibilizada em formato digital para toda a população, por meio da conta do projeto da UFPB no Instagram.

O conteúdo da cartilha foi produzido por extensionistas do Xô, Covid, com a orientação da psicóloga e professora Íria Raquel Borges, que também atua na Escola Técnica de Saúde (ETS). Mais informações sobre o material educativo podem ser solicitadas através do e-mail [email protected].

Destaques

As Mais Lidas​

Notícias Relacionadas