X
Dólar
Euro
28 de October de 2020

NO CENTRO ZOONOSES

Prefeitura imuniza 71 mil animais e vacinação antirrábica segue por mais 30 dias

11/10/2020 | 14h49min
Foto: Ivomar Gomes/Secom JP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) imunizou 71.696 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica, sendo 50.544 cães e 21.152 gatos. Só no Dia D, que aconteceu neste sábado (10) em mais de 100 postos de imunização, foram aplicadas 20.586 doses da vacina. Desse total, 14.866 foram aplicadas nos caninos e 5.720 nos felinos.

Para as pessoas que ainda não conseguiram levar seus bichos de estimação para serem vacinados, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará imunizando os animais durante os próximos 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários. O telefone para contato é o (83) 3214-3459.

“Será mais uma oportunidade para aqueles que ainda não puderam levar seus bichinhos para receber a vacina. É importante lembrar que os animais estando imunizados, nossa família também estará protegida”, ressaltou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados. A SMS orienta que sejam tomados alguns cuidados na hora de levar seus animais para serem vacinados: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização.

Durante a campanha, que teve início no dia 9 de setembro e terminou neste sábado (10), foram disponibilizados mais de 200 postos itinerantes que passaram por todos os bairros da cidade, com a finalidade de não gerar aglomeração e, assim, evitar a disseminação do coronavírus.

Prevenção – A raiva animal é uma doença causada por um vírus e ataca diversos animais, e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).


Secom JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.