X
Dólar
Euro
25 de October de 2020

SERVIÇO

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador retoma atendimento presencial

27/08/2020 | 16h42min

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) retomou os atendimentos presenciais, feitos com agendamento, por meio do telefone 83 3218 7114. A marcação de consultas também pode ser no próprio local, que funciona anexo à Policlínica de Jaguaribe. O Cerest atende trabalhadores com doenças relacionadas ao exercício do trabalho e está seguindo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus, nas consultas.

Para ser atendido, o usuário deve apresentar Cartão do SUS, xerox de exames, atestados, laudos e pareceres médicos já realizados na rede de saúde (pública e/ou privada) comprovante de residência, carteira de trabalho e comprovantes de afastamentos previdenciários, a fim de munir a equipe técnica do Cerest de informações necessárias para avaliação de doenças relacionadas ao trabalho. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h às 17h.

São realizadas duas consultas: primeiro, o trabalhador é atendido por profissionais como fisioterapeuta, assistente social e enfermeiro, que realizam a escuta qualificada sobre a história de trabalho (anamnese ocupacional) e a história da doença (anamnese clínica). O segundo atendimento é realizado pelo médico, que, a partir dos protocolos clínicos, vai avaliar se o trabalho foi determinante ou contributivo àquela forma de adoecimento.

Uma vez confirmado o nexo causal entre a doença e o trabalho, emite-se a Comunicação de Acidente de Trabalho, parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, no âmbito da Previdência Social ou na Justiça do Trabalho. O Cerest compõe um papel importante na rede SUS, uma vez que possibilita identificar quais são os processos de trabalho que mais acometem trabalhadores de acidentes e doenças. Por meio das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, pode intervir nas condições de riscos, buscando eliminá-los, controlá-los ou atenuá-los, evitando novos adoecimentos.


Secom-JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.