X
Dólar
Euro
12 de July de 2020

BANDEIRA LARANJA

Flexibilização: Shoppings Centers e galerias também retornam em Patos

29/06/2020 | 06h53min
Prefeitura de Patos (Foto: reprodução)

O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, publicou o decreto n°35/2020, nesta segunda-feira (29) que estabelece a flexibilização das medidas anteriormente estabelecidas  para funcionamento do setor econômico e enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19). (Veja abaixo)

O município de Patos, de acordo com decreto estadual, permanece na bandeira laranja que determina que podem funcionar atividades essenciais.

Sendo assim, de acordo com o decreto municipal, a partir desta segunda, os estabelecimentos comerciais e serviços abaixo relacionados seguirão horário comercial, condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes em feiras livres, mercados públicos, clínica de estética, salões de beleza obedecendo todas as questões de higiene e segurança.

Os estabelecimentos considerados essenciais ficarão restrito ao horário máximo de funcionamento de até às 22 horas: Supermercado, mercadinho e mercearias; conveniência; posto de Combustível; farmácia; hortifruti; padaria; lava a jato; oficina mecânica; serviço funeral funcionará em plantão de 24 horas; borracharia e frigorífico.

Além disso, fica determinada a flexibilização para os Shoppings Centers e Galerias a partir do dia 06 de Julho, em horários habituais (sem atividades dos cinemas, auditórios, praça de alimentação e áreas de jogos suspensos); e as atividades físicas ao ar livre (praças, avenidas, canal do frango, terreiro do forró), sempre com uso de máscaras e obedecendo o distanciamento entre as pessoas.

Entretanto, até dia 05 de julho de 2020, shoppings centers deverão funcionar, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de delivery, inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive thru), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências.

Já a partir do dia 1° de julho de 2020, de acordo com o documento, fica autorizada a abertura de lojas de varejos e serviços no centro e nos bairros das cidades, em horário comercial, 08hs às 18hs, monitorando entrada e saída dos consumidores, permanência com uso de máscara, disponibilização de álcool gel, barreiras sanitárias em tapete umedecido com água sanitária ou similar. A permanência de uma pessoa a cada quatro metros quadrados (4m²), incluindo funcionários, colaboradores e consumidores.

Fica também autorizado o retorno dos treinos pelos times de futebol do campeonato paraibano de futebol, respeitando o plano de retomada do futebol paraibano, expedido pela Federação Paraibana de Futebol, bem como orientação do Estado da Paraíba, utilizando para tanto o Estádio Municipal José Cavalcante, sendo vedado o treinamento em academias ou ambientes fechados.

A infração a quaisquer dos dispositivos desta normativa acarretará cassação de alvará de funcionamento e interdição imediata do estabelecimento, com encaminhamento do auto de infração para os órgãos de fiscalização para a devida apuração.

Covid em Patos – de acordo com o boletim mais recente da secretaria municipal de saúde, do dia 26 de Junho, Patos contabilizou 1.533 casos do novo Coronavírus (COVID-19). Desses números, 971 estão em isolamento domiciliar, 25 em internamento hospitalar, 485 estão recuperados e 52 óbitos.


Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.