X
Dólar
Euro
12 de July de 2020

CAUTELA

Cai número de ocupação de UTIs em JP, mas secretário pede para população se manter alerta

29/06/2020 | 07h32min
Geraldo Medeiros (Foto: Reprodução /TV Arapuan)

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, comentou em entrevista na manhã desta segunda-feira (29), ao Sistema Arapuan de Comunicação, que é positiva a avaliação dos primeiros 15 dias de flexibilização de acordo com as bandeiras na Paraíba e principalmente em João Pessoa.

De acordo com Medeiros, qualquer movimento que promova o isolamento domiciliar é benéfico. E os 15 dias de isolamento trouxe tranquilidade pois houve uma estabilização com decréscimo no número de UTIs adulto ocupadas. “A Paraíba é um dos poucos estados do Norte e Nordeste que não colapsou e mantém leitos disponíveis, graças às ações de isolamento domiciliar, planejamento estratégico baseado em evidências científicas da Universidade John Hopkins e testagem maciça”, disse.

O secretário lembrou que a Paraíba é o segundo estado que mais testou no Nordeste, já são 130 mil paraibanos e a previsão é de 500 mil, 10% da população. Apesar disso, o médico alerta “não é o momento de ir às ruas para aglomerar, senão teremos cenários semelhantes aos de Curitiba e Belo Horizonte que estão voltando a fechar o comércio”, explicou.

Retorno dos ônibus

Para o secretário, a volta dos ônibus deve ser lenta e baseada nos protocolos, porque qualquer tipo de aproximação das pessoas causa um aumento no número de casos e ocupação de UTIs. A prefeitura de João Pessoa está em consonância com o governo do estado, as medidas são tomadas em conjunto, esperamos que o protocolo seja obedecido e é fundamental que a flexibilização seja lenta e gradual para não voltar a fechar o comércio”, disse.


Marília Domingues/Letícia Silva

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.