X
Dólar
Euro
20 de September de 2020

RISCO

‘Isolamento social tem feito as pessoas consumirem mais bebidas alcoólicas’, alerta pesquisa

25/05/2020 | 19h30min
Aumento no consumo de bebida Foto: Reprodução

O Projeto “Convid – Pesquisa de Comportamento” constatou, por meio de pesquisa, que, nessa quarentena e consequente distanciamento social no país (devido a pandemia do novo coronavírus), as pessoas têm ingerido mais bebida alcoólica e consumido mais doce. A pesquisa também identificou, nesse mesmo período, uma redução no consumo de verduras e frutas.

O levantamento mostra ainda que, durante a pandemia, o percentual de consumo de alimentos não saudáveis em dois dias ou mais por semana aumentou 5% para os embutidos e hambúrgueres; 4% para os congelados; e 6% para chocolates e outros doces.

A maior diminuição na alimentação saudável ocorreu para o consumo de verduras e legumes em cinco dias ou mais por semana. No total, 37% das pessoas que antes comiam frutas e verduras regularmente passaram a ser apenas 33% após a pandemia. O consumo de frutas, legumes e verduras em cinco dias ou mais por semana foi de apenas 13% entre os adultos jovens (18-29 anos); e na população de baixa renda, de 16%.

Ainda conforme o estudo, quase metade das mulheres está consumindo chocolates e outros doces em dois dias ou mais por semana durante a pandemia, representando um aumento de 7% em relação ao consumo antes da quarentena. Entre os adultos jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos, 63% está consumindo chocolates e doces em dois dias ou mais por semana.

Bebida alcóolica

Outro fator de alerta que a pesquisa revelou foi o aumento do consumo de bebida alcóolica. Do total dos entrevistados, 18% relatou aumento no uso de bebidas alcoólicas durante a pandemia, sendo o índice similar para homens e mulheres. O maior aumento (26%) no uso de bebidas alcoólicas ocorreu entre as pessoas de 30 a 39 anos, e o menor (11%) entre os idosos. O aumento do consumo de álcool foi associado à frequência de se sentir triste ou deprimido.


Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.