X
Dólar
Euro
01 de June de 2020

NA GRANDE JP

Justiça Federal derruba efeitos de Decreto e mantém funcionamento de trens urbanos

22/05/2020 | 14h27min
A CBTU João Pessoa tornará obrigatório, aos passageiros, o uso de máscara de proteção facial durante a permanência nas estações e trens a partir desta segunda feira, 04 de maio, como mais uma medida para combater a transmissão do Covid-19. Foto: Divulgação

A Justiça da 3ª Vara Federal na Capital decidiu manter o funcionamento dos trens urbanos na região Metropolitana de João Pessoa. A decisão judicial torna sem efeito, nesse caso, “o art. 8º do Decreto Estadual nº 40.243/2020, que trata da prestação do essencial serviço de transporte metroviário prestado pela CBTU até o julgamento do mérito”.

O Decreto, assinado pelo governador João Azevêdo, prevê, além da proibição dos transportes municiais, a paralisação também dos trabalhos da construção civil como prevenção e combate a Covid-19, doença que causa o novo coronavírus.

Segundo a decisão judicial, é inconstitucional e ilegal uma medida na esfera estadual suspender os serviços de transporte ferroviário intermunicipal prestado pela Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), na Grande João Pessoa, uma vez que é de competência exclusiva da União legislar sobre política nacional de transportes.

Ainda na decisão, a Justiça Federal entende que a medida do Governo do Estado deixa claro a proibição dos transportes intermunicipais, compreendendo a linha ferroviária que liga os municípios de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e a Capital paraibana.


Paulo de Pádua

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.