X
Dólar
Euro
30 de May de 2020

INSEGURANÇA

Mais de dez profissionais do Samu testam positivo para covid-19 em Campina Grande

24/04/2020 | 09h34min
Imagem ilustrativa – Samu de Alagoas – Foto: Igor Nascimento/Assessoria Saúde Alagoas

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira (23), onze profissionais de saúde de Campina Grande testaram positivo para a covid-19. Dentre os infectados, onze trabalham no Samu e destes, seis são médicos.

O sindicato dos médicos emitiu uma nota solicitando intervenção do Ministério Público do Trabalho, Curadoria da Saúde e a Secretaria de Saúde, para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Os médicos ameaçam suspender o atendimento aos atendimentos para sintomas de Coronavirus.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) determinou que a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande deverá enviar um relatório semanal para que o órgão possa acompanhar o fornecimento dos equipamentos de proteção individual (EPIs) a profissionais de saúde do município, entre eles, aqueles que atendem no Samu. Além disso, deverá ser enviado dados sobre possíveis profissionais infectados com o novo coronavírus e quais medidas serão adotadas.

As determinações foram decididas após uma reunião que aconteceu na terça-feira (21), por videoconferência, com secretário de Saúde do Município de Campina Grande, gestores de unidades de saúde geridas pelo município e membros dos três ramos do Ministério Público (MPT, MPF e MPPB), com o objetivo de tratar sobre medidas de prevenção e controle para evitar o contágio de profissionais de saúde pela Covid-19 e saber que medidas estão sendo observadas nas unidades de saúde de referência para a doença, no município de Campina Grande.

Segue a nota na íntegra do Sindicato dos Médicos de Campina Grande e Região:

Nota

Tendo em vista o elevado número de médicos, com sintomas de Coronavirus, e casos confirmados;

Tendo em vista a falta de equipamentos de proteção para desenvolver seu trabalho

Recomenda:

1. Comunicar ao Ministério Público do Trabalho, Curadoria da Saúde e a Secretaria de Saúde, a grave situação acima relatada;

2. Caso a Secretaria de Saúde de Campina Grande, não enviar os equipamentos de segurança para as equipes de atendimento do SAMU, fica suspenso os atendimentos para sintomas de Coronavirus;

No caso dos médicos afastados, devido estarem suspeitos ou confirmados com a patologia citada, fica assegurados seus pagamentos.

Que seja contratados mais médicos para o SAMU local

Campina grande, 18 de abril de 2020

Eleumar Meneses Sarmento

Presidente


Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.