X
Dólar
Euro
05 de June de 2020

FISCALIZAÇÃO

PRF na Paraíba recupera veículo roubado que estava circulando clonado

03/04/2020 | 14h18min

A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba recuperou na manha desta sexta-feira (3) um veículo roubado que estava circulando clonado. O número de veículos roubados recuperados pela PRF nas rodovias federais paraibanas têm aumentado e muitos deles estavam clonados quando foram abordados. Apenas este ano a PRF já recuperou 63 veículos roubados, o que representa um aumento de 44% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

A abordagem ocorreu na BR 230, no município de Bayeux. O veículo, um Fiat Pálio, não possuía ocorrência de roubo ou furto quando se consultava a placa. Porém, após fiscalização minuciosa aos demais sinais identificadores do veículo, constatou-se que tratava-se de um clone. Os policiais então entraram em contato com o proprietário e o mesmo informou que estava com o veículo em sua posse e levou até a Unidade Operacional da PRF, onde o automóvel original foi colocado ao lado do clonado.

As equipes policiais descobriram que o veículo abordado na verdade havia sido roubado em Pernambuco em 2018. O condutor informou que adquiriu o automóvel em João Pessoa mas não soube precisar com quem e nem o valor exato. O homem foi detido e conduzido à Polícia Civil.

Veículos clonados – Muitos dos veículos recuperados pela PRF estavam clonados, o que dificulta a identificação do crime e exige uma fiscalização minuciosa para localizar a fraude. A PRF orienta que os proprietários de veículos que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram que procurem a instituição para relatarem a possibilidade do veículo estar clonado.

Dicas para comprar carro usado – A PRF orienta também que ao comprar um veículo usado é importante que o novo proprietário realize a transferência do veículo, sempre desconfie de anúncios tentadores, leve a um mecânico de confiança e conheça a procedência do veículo. Algumas vezes a pessoa adquiri o veículo de boa fé, sem ter conhecimento do crime e acaba respondendo criminalmente por receptação de veículo roubado.

Sistema Sinal – A PRF disponibiliza também o sistema Sinal para o cadastro de veículos roubados. A vítima pode acessar o sistema pela internet através do site www.prf.gov.br/sinal e preencher os campos solicitados. Após o cadastrado, a informação é rapidamente validada pela Central da PRF. Com isso, os policiais que estão de serviço recebem os dados através de mensagens nos telefones celulares, o que facilita o repasse da informação e a consequente recuperação do veículo. Caso a vítima não tenha acesso à internet, a informação pode ser repassada através do telefone de emergência 191.Facebook1WhatsAppTwitterCompartilhar


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.