X
Dólar
Euro
27 de February de 2020

ATENÇÃO

Número de mortos por coronavírus na China chega a 1.017; são 43 mil casos no mundo

11/02/2020 | 10h03min

O número de mortes causadas pelo novo coronavírus na China Continental chegou a 1.017, informou a a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na segunda-feira (10), o país registrou 108 mortes, o maior pico da doença desde a sua descoberta, em dezembro do ano passado. No mundo já são mais de 43 mil casos confirmados pela agência da ONU.

A maior parte dos casos identificados de infecção pelo 2019-nCoV está concentrada dentro da China, segundo a OMS são 99% de toda a incidência mundial. O restante, 393 casos estão espalhados em 24 países.

De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o surto de coronavírus representa uma ameaça muito grave para o resto do mundo. A fala foi feita durante uma reunião com mais de 400 pesquisadores e autoridades mundiais.

Pico da doença se aproxima

O principal conselheiro médico do país para o surto, Zhong Nanshan, mantinha a esperança de que a epidemia vai atingir seu pico em fevereiro e se estabilizar na sequência, para depois diminuir.

“O momento de pico pode ser alcançado em… meados do final deste mês”, disse Zhong, um epidemiologista que fez fama por seu papel no combate ao surto da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) em 2003, em entrevista à Reuters.

O número de novos casos já estava caindo em algumas províncias, acrescentou ele.

Riscos no Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (10) que sete casos suspeitos de novo coronavírus são investigados no Brasil. Desde o começo dos alertas, o Brasil já descartou 32 casos suspeitos.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou nesta segunda que o mais provável é que a circulação do vírus ocorra no Brasil. Ele avalia que a China atualmente mantém uma forte contenção da circulação das pessoas nas áreas mais afetadas pela epidemia, mas que talvez essa não seja uma estratégia “viável” a longo prazo.


Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.