X
Dólar
Euro
31 de March de 2020

SEM PREVISÃO

Residentes da UFPB reclamam de atraso no pagamento de auxílio alimentação

30/01/2020 | 11h38min
Foto: reprodução/TV Arapuan

Um grupo de residentes universitários se reuniu na manhã desta quinta-feira (30) para protestar devido ao atraso no pagamento do auxílio alimentação pago pela Universidade Federal da Paraíba. A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) informou que o valor já está definido, mas não foi repassado pelo Governo Federal e a reitora, Margareth Diniz, está empenhada em buscar esse valor.

A estudante de Enfermagem, Conceição Vieira, afirmou que existe uma peculiaridade nos auxílios da UFPB, uma vez que ele foi complementado devido à reforma do Restaurante Universitário (RU) e que essa bolsa estaria atrasada desde o 10º dia útil do mês.

“A dificuldade que estamos sofrendo é de fome mesmo, mas temos a solidariedade do pessoal, da Empasa que nos deu frutas e verduras; e de professores que ficaram sabendo dos atrasos e fizeram doações, mas temos que refletir como o Governo Federal deixa a gente chegar numa situação dessas”, disse.

Conceição afirmou ainda que quem está na residência assinou um termo de que iria ficar nas férias e deu justificativa. “Todos sabem que estamos aqui para desenvolver as atividades acadêmicas. Eu sou do PETI e [o programa] não para nas férias”, disse.

A estudante falou ainda que teve reuniões com o pró-reitor que falou das dificuldades e no site da Prape há um comunicado em relação aos auxílios atrasados devido a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela explicou que há uma variação de estudantes, que mais chegam todos os dias porque as aulas retornam na segunda-feira (03).

A pró-reitora em exercício, Geisa Flávia, destacou que o problema acontece no país inteiro e que a UFPB preza pela excelência no ensino e em tratar os alunos oriundos de outros estados ou do interior de forma que eles permaneçam na universidade.

“Já está definido (o valor a ser repassado), mas não foi repassado pelo Governo Federal, a reitora tem se empenhado todos os dias a lutar para que o financiamento chegue e não prejudique ainda mais os alunos que estão aqui”, disse.

Apesar disso, não há previsão de quando o recurso vai chegar.

Confira o comunicado de recálculo do valor do Auxílio Alimentação:

Considerando a necessidade de recalcular o valor do Auxílio Alimentação Complementar para os residentes da RUFET, do Campus IV e dos Residentes com cursos sediados nas unidades de Mangabeira e Santa Rita, mediante a supressão do fornecimento da refeição do lanche noturno no novo contrato de fornecimento de Alimentação do Restaurante Universitário, Pregão de nº 015/2019, a PRAPE fixa novos valores para os auxílios mencionados a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2020.

Portaria PRAPE nº 01 -2020 – Altera o valor do Auxílio-Alimentação Complementar para os Residentes – RUFET, Campus IV, Mangabeira e Santa Rita


Marília Domingues/Oscar Xavier

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.