X
Dólar
Euro
30 de September de 2020

Forró Daqui é incluído no roteiro de festivais internacionais de Forró

27/01/2020 | 13h22min
Foto: Divulgação\Assessoria

A Paraíba foi incluída no circuito mundial de festivais de Forró. A informação está contida no site alemão https://forrozinfreiburg.de/ que exibe agora no calendário de janeiro o Festival Forró Daqui, realizado neste final de semana na Capital João Pessoa com a presença de alunos de vários estados brasileiros além de quatro países.

A partir de agora, quem acessar o link https://forrozinfreiburg.de/tanzen/forro-festivals/ vai ver João Pessoa-PB e o Festival Forró Daqui incluído no calendário de janeiro de eventos do gênero, ao lado de países como Rússia, França, Suíça, Alemanha e Espanha.

Os idealizados do Forró Daqui, professores de dança Cleweson Soneca e Maria Hercília, não escondem o orgulho por terem atingido esse feito apenas no segundo ano de realização do Festival. Mas, comemoram ainda muitas outras conquistas dessa edição ocorrida no final de semana no Hotel Tambaú.

Entre elas está o amento de mais de 100% no número de inscritos no Festival, que contou com alunos de diversos Estados e ainda da Rússia, Alemanha, França e Espanha. Foram 27 professores que proporcionaram uma imersão numa diversidade maior de ritmos que influenciam o forró, como quadrilhas, cavalo marinho, coco e xaxado.

“Tivemos shows ao vivo nas três noites, um nível mais artístico e elaborado das apresentações do balaio cultural e ainda o crescimento da participação dos alunos na competição amadora”, destaca Maria Hercíllia. Ao lado dela, Cleweson avisa: “O próximo Forró Daqui já tem data: dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2021”.

Resgate cultural – acostumados a participar de eventos de dança no Brasil e no mundo, os professores Mariana Brasil e Daniel Marinho vieram da Bahia e foram estreantes no evento e na cidade de João Pessoa.

“É um resgate da cultura nordestina. Fiquei encantado”, resume Daniel Marinho que veio ensinar o Forró Roots, mas confessou ter vivido mesmo foi uma imersão com a cultura popular, a energia alegre das pessoas, o quanto a organização se doou para tornar tudo impecável.

A professora Mariana Brasil também destacou a riqueza cultural do Forró Daqui, o quanto ele ressalta a cultura nordestina. “A diversidade cultural nesse festival me surpreendeu. Só posso dizer que, como professora, tive uma experiência maravilhosa. É muito bom conhecer pessoas novas, outras formas de pensar o forró”.


Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.