X
Dólar
Euro
09 de April de 2020

ATENÇÃO

Pagar tudo à vista e não usar crédito pode piorar nota no cadastro positivo

24/01/2020 | 11h18min
Foto: reprodução

Divulgado como um facilitador para o acesso ao crédito para bons pagadores, o Cadastro Positivo, que teve as consultas liberadas este mês, pode penalizar quem compra a vista ou débito e não utiliza a função crédito.

De acordo com informações do site UOL, por enquanto nem todas as informações de pagamento são levadas em conta para o registro que considera o pagamento de contas em dia para saber se o cliente é um bom pagador, por meio de uma nota chamada score. Quem usa cartão de crédito ou faz compras parceladas, e paga essas contas em dia, pode ter uma nota melhor do que o consumidor que prefere pagar à vista.

De acordo com o SPC Brasil, pagamentos à vista, em dinheiro ou cartão de débito, não fazem parte das informações do cadastro positivo, e por isso não são usados na composição do score.

Ainda de acordo com o SPC, neste primeiro momento, o Score é calculado apenas com base nas informações bancárias dos consumidores, quem não tem conta em banco ou não utiliza esses serviços, não faz parte do cadastro.

Do cartão de crédito, apenas as informações de datas e valores de vencimento e pagamento das faturas fazem parte do cadastro positivo. Não há informações sobre locais e produtos comprados.

Nas próximas fases, também devem ser incluídas informações sobre pagamento de contas de água, luz, telefone e crediário. “Esse fato é relevante pois agregará as pessoas que não são bancarizadas, mas pagam suas contas em dia”, afirma o SPC Brasil.


Redação

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.