X
Dólar
Euro
26 de janeiro de 2020

DOCUMENTÁRIO

Petra fala sobre indicação ao Oscar; ‘espero que ajude a entender como é crucial proteger democracias’

14/01/2020 | 11h05min
Foto: Divulgação

Petra Costa usou as redes sociais para celebrar a indicação de “Democracia em Vertigem” ao Oscar de Melhor Documentário. O anúncio dos nomes dos concorrentes ao prêmio foi feito na manhã desta segunda-feira (13).

“Estamos absolutamente emocionados e extasiados por nossos colegas terem reconhecido a urgência deste filme, e honrados por estarmos na companhia de documentários tão importantes. Numa época em que a extrema direita está se espalhando como uma epidemia, esperamos que esse filme possa nos ajudar a entender como é crucial proteger nossas democracias”, escreveu a diretora do documentário.

Petra, que escreveu o texto também em inglês, seguiu: “Está se tornando cada vez mais evidente o quanto o pessoal é político para tantos ao redor do mundo, e acredito que é por meio de histórias, linguagem e documentários que as civilizações começam a se curar.”

Petra é a única brasileira que pode trazer o Oscar para casa este ano. “Dois papas”, filme dirigido por Fernando Meirelles, teve três indicações, mas o brasileiro não entrou na lista de diretores.

“Democracia em vertigem” mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.

A diretora mineira Petra Costa, de 36 anos, assinou os documentários “Elena” (2012) e “Olmo e a gaivota” (2014), premiados respectivamente nos festivais de Brasília e do Rio. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Veja todos os indicados à categoria Melhor Documentário:

  • “American factory”
  • “The cave”
  • “Democracia em vertigem”
  • “For Sama”
  • “Honeyland”

A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.

‘Democracia em Vertigem’: veja trailer

Veja repercussão sobre indicação de “Democracia em vertigem” ao Oscar 2020:

Paula Braun, atriz:

Zélia Duncan, cantora

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil

Parabéns, Pestra Costa, pela seriedade com que narrou esse importante período de nossa história. Viva o cinema nacional! A verdade vencerá.

Daniela Mercury, cantora


G1

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.