X
Dólar
Euro
04 de April de 2020

CRISE POLÍTICA

Na Espanha, líder de partido de centro direita renuncia e socialistas tentam formar governo rapidamente

11/11/2019 | 18h30min
Albert Rivera ao anunciar sua renúncia, em 11 de novembro de 2019 — Foto: Susana Vera/Reuters

Albert Rivera, líder do partido Ciudadanos, da Espanha, disse nesta segunda (11) que renunciou à presidência do partido e ao mandato depois que o seu partido de centro-direita perdeu apoio nas eleições gerais do domingo (10)

Ele assumiu responsabilidade pelos resultados ruins, e disse que espera que o partido volte a ser uma agremiação de um projeto político de centro e liberal.

O Ciudadanos ficou com 10 cadeiras do Parlamento nas eleições de domingo, menos de um quinto dos 57 deputados que haviam sido eleitos em abril.

Os seus dez votos, no entanto, podem ser usados em soluções para desbloquear o impasse que a Espanha vive.

O Vox, de extrema-direita, teve o maior crescimento, capitalizado pela crise da Catalunha, somando 52 assentos, mais do que o dobro em comparação aos 24 conquistados em abril.

Socialistas querem resolver logo

O Partido Socialista (Psoe) afirmou nesta segunda (11) que tentará formar um governo o mais rápido possível.

Um eleitorado polarizado escolheu um Parlamento que não permite que um único partido tenha assentos suficientes para conseguir uma maioria governista. Os socialistas, no entanto, tiveram mais votos que os outros.

“Nós vamos tentar manter a nossa promessa de formar um governo o mais rápido possível porque o país precisa disso”, disse o dirigente socialista Jose Luis Abalos a uma rádio.

Ao ser perguntado se há a possibilidade de que uma nova eleição geral seja convocada, ele respondeu: “Eu desconsidero totalmente. Seria um fracasso constitucional”.

A divisão de poder entre os blocos ideológicos tradicionais mudou desde as eleições de abril, mas a divisão de votos dentro dos partidos conservadores mudou radicalmente.


G1

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.