X
Dólar
Euro
13 de July de 2020

ARTESANATO

Sereias da Penha e Cidade Criativa representam JP em evento da Unesco

19/09/2019 | 17h37min
Foto;Secom\PB

A cidade de João Pessoa será representada pelo projeto Sereias da Penha e pela coordenação do programa João Pessoa Cidade Criativa, no Encontro das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que acontecerá no período de 3 a 5 de outubro, em Belém (PA).

A coordenadora do programa João Pessoa Cidade Criativa Unesco, Marianne Góes, comentou que a inciativa de Belém é muito importante para toda rede, permitindo o compartilhamento das melhores práticas desenvolvidas pelas cidades da América Latina, assim como projetar o que há de mais singular no segmento criativo que cada cidade representa, no caso de João Pessoa, o artesanato e arte popular.

O Encontro vai reunir representantes de vários países da América Latina para uma imersão em diversos setores da economia criativa. A artesã do projeto Sereias da Penha, Joseane Izidro, disse que será uma honra representar a cidade de João Pessoa em um evento tão importante para o artesanato paraibano.

Participarão do Encontro quinze cidades do Brasil, entre elas Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Santos (SP), e de países como Colômbia, México, Panamá, Peru e outros da América Latina, além de duas cidades fora do eixo que foram convidadas, que são Tucson (USA) e Parma (Itália), que enviará, inclusive, uma das coordenadoras de cidades criativas da Unesco. Chefs de diversas cidades, como Lima, Florianópolis, Ensenada, Paraty e Cidade do Panamá, também participarão do evento.

A programação do Encontro trará uma promissora e intensa troca de conhecimento, experiências e negócios para todos os países participantes, com uma programação diversificada, reunindo outras cidades que possuem o título de criatividade em diversos campos, como Curitiba e Brasília, reconhecidas na área do design; Santos, na área do cinema; João Pessoa, no artesanato, e Salvador com a música.

Cidades Criativas – João Pessoa entrou na Rede Cidade Criativa em outubro de 2017, como primeira capital brasileira reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular. A entrada vem promovendo o compartilhamento de experiências com outras cidades participantes. São 180 cidades de 72 países, das quais oito são brasileiras: Belém, Florianópolis e Paraty na área da gastronomia; Brasília e Curitiba no design, Salvador na Música, Santos no cinema e João Pessoa no artesanato.


Secom\JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.