X
Dólar
Euro
13 de July de 2020

PROVA

Dia de Mobilização Escolar: Governo prepara estudantes para avaliação do Ideb

16/09/2019 | 16h03min
Foto;Secom/PB

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, no último sábado (14), o Dia de Mobilização Escolar, ação que aconteceu em todas as escolas da Rede Estadual da Paraíba e envolveu estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, e as turmas de 3º ano do ensino médio. Além dos alunos, professores, gestores e formadores escolares também fizeram parte da mobilização. O evento contou com ‘aulões’, oficinas e simulados destinados à preparação dos estudantes para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

A avaliação do Ideb é aplicada a cada dois anos e visa acompanhar o desenvolvimento da educação no país. É calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país.

Esses índices servem para gerar informações sobre o desempenho das escolas, produzindo metas a serem atingidas, de acordo com cada realidade. Gerar informações sobre a aprendizagem de cada estudante, ajudando o professor a planejar aulas mais adequadas, além de produzir informações sobre os fatores econômicos e culturais que mais influenciam no desempenho dos estudantes.

A mobilização aconteceu com o objetivo de fortalecer as aprendizagens. Além disso, os simulados da Rede serão corrigidos para identificar as dificuldades e motivar os estudantes.

A secretária de Gestão Pedagógica da SEECT, Giovanna Marques, parabenizou o empenho e dedicação das escolas. “Muita coisa boa aconteceu nesse dia, nós vimos um esforço muito grande dos professores, dos gestores e também dos estudantes, que garantiram uma aprendizagem significativa. Antes da Avaliação do Ideb, que será de 21 de outubro a 1º de novembro, nós teremos outra mobilização no dia 5 de outubro, que será feita com base nos simulados aplicados em toda Paraíba e que vão dar uma dimensão exata do que precisa ser aprimorado para o grande dia da avaliação. Estamos confiantes que teremos um grande resultado”, adiantou.


Secom/PB

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.