X
Dólar
Euro
05 de April de 2020

AGOSTO DOURADO

SMS promove qualificação de profissionais da Atenção Básica sobre manejo clínico de aleitamento materno

27/08/2019 | 05h45min
Foto;Secom/PB

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar uma qualificação com médicos e enfermeiros que trabalham nos serviços de Atenção Básica sobre o manejo clínico de aleitamento materno. A atividade acontece desta segunda (26) até quinta-feira (29), no Centro Administrativo Municipal (CAM).

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Amanda Romera, a qualificação tem o objetivo de discutir o saber dos profissionais relacionado ao manejo clínico da amamentação. “Essa qualificação visa os benefícios do aleitamento materno na saúde da mulher e da criança de forma a estimular atitudes de apoio à lactação envolvendo a mulher-nutriz, o recém nascido e a família desde o planejamento reprodutivo, na Unidade Básica de Saúde”, disse.

A qualificação é uma parceria com o Banco de Leite Zilda Arns, que funciona no Instituto Cândida Vargas (ICV), e faz parte da programação da SMS alusiva a Campanha Agosto Dourado que incentiva o aleitamento materno. A programação da campanha será encerrada com um mamaço que acontece no dia 31 de agosto, a partir das 16h, no Parque da Lagoa.

Doação – Para as mulheres que querem ser doadoras de leite materno, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para 3214 -1390 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.


Secom/JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.