X
Dólar
Euro
20 de October de 2020

JULHO AMARELO

Secretaria Municipal de Saúde promove palestra sobre hepatites virais nesta quarta-feira

24/07/2019 | 05h58min
Divulgação;Assessoria

A Policlínica Municipal do Idoso e o Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) realizarão uma palestra sobre prevenção, cuidados e diagnóstico das hepatites virais para a população idosa. A atividade faz parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa em alusão à campanha Julho Amarelo, em combate às hepatites virais, e acontecerá nesta quarta-feira (24), a partir das 13h30, na policlínica que fica localizada no Hospital Municipal Santa Isabel.

No decorrer do mês de julho, estão sendo intensificadas as ações de prevenção à doença na unidade de saúde por meio de orientações e rodas de conversas com os usuários. Durante todo o ano, a policlínica oferece aos usuários testes rápidos de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.

“Nós compreendemos que é importante fazer um alerta e uma cobertura de informações junto à população idosa de João Pessoa, lembrando que esse diagnóstico pode ser feito na rede pública de saúde. Vale destacar que essa doença pode ficar encubada durante anos e, por isso, é necessário fazer os testes para identificá-la”, afirmou Maria José Carneiro, coordenadora da Policlínica do Idoso.

Os testes rápidos estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Policlínicas Municipais. Para ter acesso, basta que o usuário vá até um dos locais e informar que gostaria de fazer o exame.

Policlínica do Idoso – É uma unidade de saúde complementar da rede especializada, exclusiva para usuários a partir de 60 anos. Para ter acesso às especialidades médicas, o usuário deverá ser encaminhado pela sua Unidade de Saúde da Família (USF). Para ser atendido pelas outras especialidades e serviços, o usuário deve se dirigir diretamente à policlínica e fazer o agendamento da consulta.

CTA – No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são realizados testes rápidos e atendimentos especializados para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para ter acesso aos serviços do SAE/CTA, o usuário pode ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou por demanda espontânea, indo diretamente ao local. O serviço funciona das 7h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Policlínica Municipal em Jaguaribe.


Secom\JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.