X
Dólar
Euro
01 de April de 2020

NO PÁREO

Favorito de Trump, Boris Johnson recusa encontro com o presidente americano no Reino Unido

04/06/2019 | 17h25min
 TOLGA AKMEN / AFP

Apesar de ter sido apontado por Donald Trump como seu franco favorito para governar oReino Unido , o conservadorBoris Johnson rejeitou um encontro com o presidente americano durante sua visita a Londres, de acordo com a imprensa local. O ex-chanceler britânico já teria outro compromisso na agenda.

Já  o eurocético Nigel Farage, líder do Partido  do Brexit ,  esteve na residência do embaixador dos EUA em Londres, onde Trump está hospedado. Ele foi visto entrando no local pouco depois de o presidente americano voltar da entrevista coletiva com a primeira-ministra Theresa May .

Farage foi um dos primeiros britânicos a visitar Trump em Nova York após sua vitória nas eleições de 2016, e o presidente o descreveu recentemente como “um amigo”. “Bom encontro com o presidente Trump. Ele realmente acredita no Brexit e está amando sua viagem a Londres”, escreveu o britânico no Twitter, horas depois.

Trump elogiou Johnson pouco antes de chegar ao Reino Unido para uma visita de Estado iniciada na segunda-feira. A bordo do Air Force One, afirmou que o candidato a premier faria “um ótimo trabalho” no cargo. O britânico é um líder dos defensores da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Uma fonte disse à agência Reuters que Trump havia proposto o encontro com o ex-chanceler. Mas o contato entre os dois se limitou a um telefonema “amigável e produtivo”, segundo a fonte.

Johnson tem prevista para esta terça-feira um evento com outros candidatos à liderança do Partido Conservador. O escolhido deverá suceder a demissionária premier Theresa May, que deixa o cargo pelo fracasso nas negociações do Brexit.


O GLOBO

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.