Ricardo Alex Costa Santos
23 de outubro de 2003
 

Ele é Ricardo Alex Costa Santos, mas é mais conhecido como Ricardo do Vôlei de Praia. Com quase dois metros de altura, o baiano, isso mesmo, baiano Ricardo já conquistou muitas medalhas entre elas a medalha de prata nas olimpíadas de Sydney, em 2000, e é o atual campeão mundial de Vôlei de Praia junto com o parceiro Emanuel Rego.

Aliás grandes títulos é o que não falta na carreira deste atleta. Além da medalha olímpica e do atual campeonato mundial, ele é Campeão do Circuito Mundial em 2000, melhor bloqueio do Circuito Banco do Brasil em 99 e 2000, melhor atacante em 2000, vice-campeão do Circuito Mundial/99, vice-campeão do Circuito Banco do Brasil/99, vice-campeão do Campeonato Mundial em Klagenfurt 2001, vencedor de 12 etapas do Circuito Mundial. Ricardo e Emanuel estão em primeiro lugar no ranking mundial de Vôlei de Praia, que tem em segundo lugar outra dupla brasileira; Márcio Barroso e Benjamim Insfran.

Apesar de ser baiano, Ricardo adotou a Paraíba e João Pessoa passou a ser o seu lar. Aqui, as coisas deram tão certo que, aos poucos, toda a família está se mudando para cá. Mas o que será que o fez procurar a Paraíba? O paraiba.com.br conversou com ele e descobriu.

Paraiba.com.br - Como surgiu a idéia de vir morar na Paraíba?
Ricardo - Eu recebi um convite de vir treinar aqui na Paraíba com Zé Marcos (ex-jogador de Vôlei de Praia e atual secretário adjunto de Esporte e Lazer) há sete anos atrás. Ele já tinha uma estrutura muito boa aqui. Me ofereceu esse opção de vir morar aqui. Eu arrisquei e vim para cá.

Paraiba.com.br - Mas isso foi há sete anos, você já mudou de parceiro e continua aqui...
Ricardo - Pois é, João Pessoa tem seu brilho e encanta quem passa por aqui. Além disso, eu encontrei neste Estado todo o apoio que eu precisava para treinar. Então não tinha sentido, com todo este apoio e estrutura montada, ir embora daqui.

Paraiba.com.br - Então você está na Paraíba só por causa do profissional?
Ricardo - Não. A Paraíba tem me oferecido muito profissionalmente, mas não é só isso. Aqui, eu e minha família vivemos muito bem. Na verdade, boa parte da minha família já está morando aqui na Paraíba também e nem pensa em voltar para suas cidades de origem.

Paraiba.com.br - Que lugares você indica para quem está vindo para a Paraíba?
Ricardo - Olha, a Paraíba tem muitos lugares legais para conhecer, tem praias belíssimas. Eu que vivo viajando pelas praias do mundo posso dizer: a Paraíba tem praias especiais. Eu adoro Coqueirinho. Sempre que tenho um tempo sobrando vou para lá. As praias daqui são ótimas. Eu gosto da Praia do Poço, do Bessa...

Paraiba.com.br - E para treinar? Qual a praia que a dupla usa para treinar?
Ricardo - A praia do Cabo Branco. É a melhor para treinar.

Paraiba.com.br - Quais são os planos agora?
Ricardo - Treinar bastante e se preparar para as próximas olimpíadas. Nós pretendemos trazer o ouro.

 
 Entrevistas
Angelo Guimarães
As Bastianas
As Parêa
Bráulio Tavares
Cabruêra
Chico César
Cléa Cordeiro
Dani Monteiro
Géris
Kaio Márcio
Marinês
Renata Arruda
Régi Soares
Ricardo Alex
Vicente D´Paula
Zé Lezin
Camp. Política 2004
Antônio Radical
Avenzoar Arruda
Fernando Vieira
Lourdes Sarmento
Ricardo Coutinho
Ruy Carneiro
Reitores UFPB 2004
Hector Rossi
Maria José
Orlando Villar
Romulo Polari
Paraiba.com.br © 2000-2006