Orlando Villar
14 de maio de 2004
 

Esta semana o Paraiba.com.br começa uma série de entrevistas relacionadas à eleição para escolher o novo reitor da Universidade Federal da Paraíba. A cada semana entrevistaremos um dos candidatos. O primeiro será o professor Orlando Villar.

Orlando Villar é professor de Engenharia Civil e atual diretor do Centro de Tecnologia da UFPB, cargo que ocupa pela terceira vez, tem mestrado em Engenharia Civil e especialização em Educação.

Paraiba.com.br - Quais são as principais deficiências da UFPB?

Orlando Villar - São dois os maiores problemas da universidade hoje. O primeiro é o de financiamento. Falta recursos para a UFPB desenvolver seus projetos e atividades. O segundo é a apatia pela qual estão passando os professores e funcionários que acaba contaminando também os alunos... esta apatia e falta de entusiasmo existe por causa do achatamento salarial, perda de direitos constitucionais, falta de condições de trabalho e uma gestão inadequada.

Paraiba.com.br - Quais são as principais qualidades da UFPB?

Orlando Villar - A universidade tem uma história, um patrimônio, não só físico, mas também de recursos humanos. 73% dos professores de toda a UFPB têm mestrado ou doutorado.

Paraiba.com.br - Quais são os principais pontos de sua campanha?

Orlando Villar - Nós propomos, para o financiamento da universidade, um plano de captação de recursos extra-orçamentários para não ficarmos limitados, como tem acontecido historicamente e as administrações vêm se sucedendo e se limitando apenas aos recursos do MEC (Ministério da Educação).

Sem esta captação de recursos, a UFPB tende a decair... ela já vem perdendo espaço para as demais universidades do país e do nordeste que têm desenvolvido alternativas de recursos extra-orçamentários para viabilizar a universidade.

Vamos também estabelecer um plano diretor de expansão acadêmica e de instalações físicas da universidade para curto, médio e longo prazo.

Paraiba.com.br - Qual é a sua opinião sobre a gratuidade do Restaurante Universitário?

Orlando Villar - A universidade não pode prescindir do Restaurante Universitário. Na nossa região tem muitos alunos carentes que precisam do RU. No nosso plano de administração, nós temos uma proposta de estimular projetos de produção nos centros agrícolas como forma de reduzir os custos com o Restaurante.

Paraiba.com.br - E quanto às Residências Universitárias, vai haver alguma mudança?

Orlando Villar - Muitos alunos, principalmente no interior do estado, moram nas universidades. É preciso que o reitorado tenha um cuidado especial com as Residências Universitárias e também com os restaurantes. Se isso acabar, muitos dos alunos não terão como continuar seus cursos. Nós precisamos cuidar dos nossos alunos mais carentes e que estão longe de suas famílias. Este aluno precisa se sentir amparado, com saúde, alimentação e inclusão social.

Paraiba.com.br - O que você acha da paridade dos votos? Estudantes, funcionários e estudantes devem ter o mesmo peso na votação?

Orlando Villar - Devem. Esta foi uma grande conquista dos funcionários e dos estudantes, pois como era antes (professores representavam 70% do peso enquanto funcionários e estudantes dividiam os 30% restantes dos votos) a maior parte do eleitorado ficava desestimulado para votar. Agora não, todos têm força igual (um terço para cada categoria) e por isso se empolgam muito mais. Acho que é justíssima a paridade de votos.

Paraiba.com.br - No seu plano de administração existe alguma ação específica para facilitar a integração da academia com a sociedade?

Orlando Villar - Temos o programa Universidade extra muros, que tem o objetivo de aproximar a universidade da sociedade. Isso é preciso porque a comunidade compreende que nós somos formadores de recursos humanos, mas vê que nós guardamos tudo em prateleiras, fica tudo aqui dentro. Nós precisamos abrir as portas da universidade para levar à sociedade o que é produzido aqui. Ao fazer isso nós teremos a sociedade do nosso lado, entendendo o que é feito e defendendo nossos projetos.

Paraiba.com.br - A UFPB ganhou ou perdeu com a criação da UFCG?

Orlando Villar - Primeiro que foi uma aspiração antiga do povo de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. Eles formaram a UFCG, mas os demais campi junto com João Pessoa ainda formam a maior universidade da Paraíba. Agora, nós perdemos em dimensão na UFPB, de quantidade de professores e de produção científica. Mas por outro lado, serão dois reitores buscando recursos para o nosso estado. Além disso, a divisão ajuda na administração. É muito difícil administrar uma universidade que se estende por todo o estado e a redução deste tamanho melhora a vida do administrador.

 
 Entrevistas
Angelo Guimarães
As Bastianas
As Parêa
Bráulio Tavares
Cabruêra
Chico César
Cléa Cordeiro
Dani Monteiro
Géris
Kaio Márcio
Marinês
Renata Arruda
Régi Soares
Ricardo Alex
Vicente D´Paula
Zé Lezin
Camp. Política 2004
Antônio Radical
Avenzoar Arruda
Fernando Vieira
Lourdes Sarmento
Ricardo Coutinho
Ruy Carneiro
Reitores UFPB 2004
Hector Rossi
Maria José
Orlando Villar
Romulo Polari
Paraiba.com.br © 2000-2006