X
Dólar
Euro
22 de novembro de 2019

Negócios criativos e colaborativos: a gente vê por aqui

25/09/2019 | 15h47min

Começa hoje e vai até sábado (28) a primeira edição da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos  – FINCC 2019. O evento acontece em João Pessoa e vai receber caravanas de diversas cidades brasileiras com o objetivo de expor assuntos relacionados à economia criativa.  Em um espaço com 200m², o evento contará com ambientes para exposição e vendas de produtos relacionados a artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual/cinema, design gráfico, de moda e de interiores, música, gastronomia, teatro, literatura, websites, arquitetura, moda, museus, comunicação e startups. Além disso, terá a presença de profissionais do Nordeste e de outras regiões do país, como também do exterior, para discutir o futuro dos negócios criativos e apresentar as principais tendências do setor. A FINCC 2019 é uma realização do Sebrae Paraíba, em parceria com o Governo do Estado.

O público também poderá conferir shows -cases para promover e comercializar produtos ou serviços criativos e um espaço para atrações culturais, destinado aos artistas e profissionais que queiram dar visibilidade ao seu talento empreendedor. Além disso, todos os inscritos na feira estarão credenciados para acessar a Rede de Negócios Criativos, na qual será possível conhecer outros profissionais e negócios, para trocar ideias e fazer parcerias.

Entre as palestras e workshops,  a cereja do bolo é o estilista mineiro Ronaldo Fraga, um dos maiores nome da moda do Brasil e “padrinho” do projeto Sereias da Penha. O evento é gratuito e acontece de 15h às 21h no Espaço Cultural.

 

Destaque: HUB 360

Um espaço que instiga a criatividade e a tecnologia, totalmente engajado no ecossistema que compõe o empreendedorismo contemporâneo e as novidades do mercado. Assim promete o ambiente exclusivo do HUB 360 na FINCC 2019.  Em parceria com a Heineken e o Grupo São Braz, o local foi pensado como um atrativo à parte. “A nossa ideia é proporcionar um momento especial aos clientes. Queremos que eles se sintam à vontade ao fechar as parcerias e negócios tomando um cafezinho ou chopp, como preferirem”, conta Tiago Costa, co-fundador do HUB 360.

Tiago adiantou que todos os expositores do evento recebem um voucher exclusivo com desconto especial na contratação do escritório virtual, alternativa econômica e flexível para profissionais de diversas áreas. “Será um ambiente de networking e oportunidades. Por isso, vamos oferecer benefícios exclusivos para todos que estiverem participando do evento. Para quem for abrir o negócio durante a feira, o benefício é ainda maior”, conta Tiago.

 

Tecnologia presente

Duas empresas paraibanas fortes do ramo da tecnologia estarão presentes na FINC 2019. O YpControl, plataforma paraibana de gestão financeira para micro e pequenas empresas,e a PBSOFT, que divulgará sua nova plataforma de e-commerce e web sites corporativos integrados. Para o diretor da PBSOFT, Tarcísio Júnior, esta é uma ótima oportunidade para divulgar as potencialidades do setor. “Essas possibilidades já são uma realidade e oportunidade de negócios para mais de 60 pequenos negócios criativos que experimentam transações comerciais bem-sucedidas, transformando ideias em geração de valores e renda”, ressalta. Na opinião de Claudio Piomeonte, o evento é uma oportunidade para apresentar a outros empreendedores, de diversas partes do  mundo, o que é feito em nosso estado. “Quem estiver na feira terá a oportunidade de conhecer os benefícios do YpControl no estande da ASPETEC (Associação Promotora de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa) e aproveitar para degustar o produto por 15 dias”, comenta Cláudio.

 

Futuro feminino

A Be.labs também estará de forma intensa na FINCC 2019 – com toda a força dos negócios liderados por mulheres. A startup promove o workshop “Diversidade e Empatia”, ministrado por Christian Fujiy e Maria Clara Magalhães, co-fundadores da aceleradora. “Precisamos que as mulheres participem e tenham oportunidade na economia, priorizem a sua formação educacional e sejam mais ativas na política. Se não incentivarmos as mulheres, deixaremos de estimular a metade da população com poder de gerar renda no mundo”, afirma Maria Clara Magalhães. O workshop acontece no dia 25 de setembro, às 18h.  Para receber empreendedoras e visitantes, a Belabs também conta com um espaço exclusivo no evento. “Neste espaço, vamos poder apresentar mais do propósito da Belabs e promover algumas ações interativas como forma de fomentar o empreendedorismo na Paraíba, no Brasil e no mundo”, adianta Christian.

 

Com a palavra, a gestora

Em se tratando da pauta e do evento em si, na avaliação da gestora do evento, Regina Amorim, a Paraíba está sendo muito proativa, se preparando para essas novas tendências em economia criativa. “Tudo está sendo inovado e repaginado. Inclusive, a gente já vem trabalhando com o foco na economia criativa, na experiência e nos projetos de turismo de 2012 a 2016, que foram formatados em 29 municípios da Paraíba, e que isso deu um grande diferencial na oferta turística da Paraíba. Então, quando nós estamos trabalhando com negócios criativos, significa que nós também estamos contribuindo para o incremento dessa oferta turística”, disse.

Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros