X
Dólar
Euro
11 de dezembro de 2019

Black friday, week, month  

16/11/2019 | 21h30min

Muita gente aguarda o mês de novembro para fazer as compras de Natal. Isso porque, desde 2010, os brasileiros adotaram a Black Friday – um feriado que surgiu nos Estados Unidos para zerar as prateleiras com os estoques e dar espaço para as novidades de fim de ano. E entra tudo nessa promoção: desde roupas, calçados, alimentos até eletrônicos, carros, passagens aéreas e empreendimentos imobiliários. No ano passado, a data movimentou cerca de R$ 2,6 bilhões no país, com ticket médio de R$ 608 por compra. Neste ano, a Black Friday acontece dia 29 e a expectativa é para uma movimentação ainda maior. A previsão para 2019 é de termos mais um recorde em vendas, com um crescimento de 21% em relação a 2018, o que deve gerar um faturamento que ultrapassará a casa de R$ 3,1 bilhões.

Como tudo no Brasil, a Black virou semana, dia e mês, e muitas marcas apostam no último fôlego de vendas antes do Natal. Para não cair na Black “Fraude”,  os Procons estão de olho e os consumidores podem acessar o site oficial https://www.blackfriday.com.br para conferir as melhores promoções.

 

Franqueando para crescer 

A Oculum, ótica altamente sofisticada e que conta com diversas unidades no Nordeste, está franqueando o negócio. Recentemente, a loja de João Pessoa, que acaba de completar dois anos,  passou pelo processo e já se prepara para datas especiais como a Black Friday e o Natal. Além da Paraíba, a marca conta com mais de 13 lojas, localizadas em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Na Oculum, os clientes podem conferir marcas sofisticadas desenvolvidas para um público exigente e que prima pelo que é bom, como Fendi, Dolce&Gabana, Prada, Marc Jacobs, Gucci, Cartier, Dior, RayBan, Miu Miu, Mont Blanc e Michael Kors.

 

Crescimento

A Faculdade Estácio de João Pessoa registrou crescimento superior a 20% no número de alunos, entre 2018 e 2019. Na categoria presencial, a Estácio que já se destacava na área de tecnologia, gestão e design gráfico, começou 2019 trazendo uma novidade, que foi o curso de Direito. Com isso, a Estácio de João Pessoa oferece hoje mais de 100 cursos, nas modalidades presencial e EAD, espalhados em nove pólos. “Para os próximos anos, nosso objetivo é oferecer novos cursos e atender, principalmente, às necessidades da população que busca por um ensino superior de qualidade e acessível”, afirmou o gestor da Estácio João Pessoa, Brunno Macedo. A Estácio atua na Paraíba desde 2012.

 

Arte nas telas e nos pratos

Quem também comemora dois anos de existência é o Quintal Gastrô, em João Pessoa  – um lugarzinho delícia em Manaíra. O local comemora agregando arte com a mostra Raízes, do artista plástico pernambucano João Vianey. São Pinturas, entalhes, esculturas em madeira e monotipia que  representam  um universo caótico que mescla elementos urbanos, culturais e do bioma litorâneo brasileiro. A mostra vai até 15 de janeiro de 2020 e o horário de visitação é horário de almoço e jantar, de terça a domingo.

 

Crescimento

A Faculdade Estácio de João Pessoa registrou crescimento superior a 20% no número de alunos, entre 2018 e 2019. Na categoria presencial, a Estácio que já se destacava na área de tecnologia, gestão e design gráfico, começou 2019 trazendo uma novidade, que foi o curso de Direito. Com isso, a Estácio de João Pessoa oferece hoje mais de 100 cursos, nas modalidades presencial e EAD, espalhados em nove pólos. “Para os próximos anos, nosso objetivo é oferecer novos cursos e atender, principalmente, às necessidades da população que busca por um ensino superior de qualidade e acessível”, afirmou o gestor da Estácio João Pessoa, Brunno Macedo. A Estácio atua na Paraíba desde 2012.

 

Seu próprio Ifood

O Du Bistrô, que foi premiado recentemente pelo Prime Gourmet Club como a melhor comedoria fitness e saudável de João Pessoa, criou um site de pedidos exclusivo e personalizado. O portal   http://dubistro.saipos.com/ possui layout simples e para fazer o pedido o usuário precisa apenas realizar um cadastro rápido e automaticamente já tem acesso ao cardápio, escolhe o seu pedido e em seguida a forma de pagamento e pronto. “Nos escolhemos um site com design bem simples, pois o nosso propósito é facilitar a vida de nossos clientes, permitindo que eles realizem seus pedidos com rapidez e sem dificuldades” explicou Nildo Lacerda, proprietário do Du Bistrô.

Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros