X
Dólar
Euro
17 de setembro de 2019

 A força dos pequenos 

02/09/2019 | 17h40min
Ainda que o Brasil tenha enfrentado uma crise no setor econômico nos últimos anos, o Nordeste continua atraindo os olhares investidores de diversos segmentos, desde a última década. Tudo isso porque a região, entre  2002 e 2017, foi a que mais se desenvolveu em todo o País – um mercado consumidor crescente, com crédito disponível e com vontade investir. Neste período, segundo o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Produto Interno Bruto da região cresceu, em média, 3,5% por ano.  Os municípios paraibanos tiveram um aumento de até 33% no número de pequenos negócios registrados pela Receita Federal entre julho de 2018 e julho de 2019, de acordo com estudo quentíssimo realizado pelo Sebrae.  João Pessoa, por exemplo, apresentou um crescimento de 16%, assim como a Paraíba, cujos dados apontam um aumento de 16,3% no número de pequenos negócios no último ano. Já Campina Grande, por sua vez, teve um incremento de 13% nos pequenos negócios.

De fato, são os pequenos que mais movimentam e desenvolvem a economia. Enquanto as micro e pequenas empresas registraram pequeno crescimento na geração de empregos no primeiro semestre, as médias e grandes tiveram redução significativa no saldo. Na comparação com o período de janeiro a junho de 2018, as micro e pequenas  apresentaram crescimento de 0,8% na geração de emprego e as médias e grandes, saldo 80% menor. O número de empregos criados pelos pequenos empresas em junho registrou o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.  Para se ter uma ideia, os pequenos negócios do setor de serviços também foram protagonistas na geração de empregos em todo o país. Também em julho deste ano, geraram 15,8 mil novas vagas.

Uma força que merece um olhar mais atendo das políticas públicas – essencialmente no tocando à diminuição da burocracia e ao retorno do investimento dos impostos por parte dos empresários que faturam até R$360 mil por ano.

Prêmio BNB

Foi em uma tarde especial e inspiradora que o BNB premiou premiou oito histórias de sucesso de clientes do microcrédito urbano – Crediamigo – e rural – Agroamigo, bem como do Programa Nacional da Agricultura Familiar – Pronaf. O banco realizou o XIII Prêmio Banco do Nordeste do Microcrédito e o V Prêmio da Agricultura Familia0, nesta semana, em uma solenidade que contou com a presença do superintendente Wesley Maciel. O BNB é líder na Região Nordeste, atendendo mais de 735 mil clientes, possuindo uma carteira ativa na posição de junho 2019 de 4,79 bilhões de reais, totalizando 397 mil clientes.

Franquias, sejam bem vindas!

A Paraíba também tem se tornado terreno fértil para a vinda de franquias nacional. Muitas redes têm buscado ter seus planos de expansão no Nordeste. Para algumas marcas, o desempenho das lojas na região está acima da média do restante do país neste momento de recessão. Outro ponto que atrai muitas redes é o fato de sermos um mercado menos saturado que o de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a  Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de unidades franqueadas no Nordeste cresceu 9% e os segmentos que mais se destacam foram  os de alimentação, saúde, beleza e bem-estar, serviços educacionais e moda. Somente no primeiro semestre, a Capital recebeu duas marcas importantes vindas da terra do pão de queijo: a rede  de self shoes Constance e  a escola de línguas Park Idiomas.

Marketing arretado

Foi sucesso a participação do Boticário de Campina Grande, encabeçado pelo Grupo Gentil, no Troféu Gonzagão, considerado o Oscar da música paraibana. Além de uma decoração especial, no Teatro Facisa, todos os convidados receberam um voucher exclusivo para trocar por um presente em uma das lojas de Campina Grande. Os homenageados da noite foram presenteados com clássicos da marca em um kit especial.  A marca O Boticário tem a maior rede franqueada de cosméticos do país, com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados.  O Grupo Gentil é o maior franqueado da Paraíba e um dos mais fortes do País.

Negócios Criativos e Compartilhados

Já estão a venda os stands para  empresas que desejam  ativar sua marca na  FINCC – Feira Internacional de Negócios Criativos e Compartilhados. A feira acontece de 25 a 28 de setembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego,  e é uma realização do Sebrae Paraíba e do Governo do Estado da Paraíba. O objetivo da Fincc é promover a comercialização e a abertura de novos mercados, com oportunidade de networking nacional e internacional e estímular a negócios inseridos nos segmentos da economia criativa – tema que está na agenda de diversos estados brasileiros. Os interessados podem entrar no site www.fincc.com.br

Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros