X
Dólar
Euro
15 de novembro de 2019

Para ouvir, aprender e ganhar dinheiro

09/09/2019 | 08h44min
Você sabe o que é podcast? Bom, é como se fosse um programa de rádio online, com tema, debate, pontos de vista. A ideia é oferecer conteúdos de áudio para os internautas ouvirem de onde quiserem – porque nem só de texto e imagens vive a internet. Agora, os podcasts estão se tornando uma ótima ferramenta para aumentar o engajamento do público e gerar mais vendas. E mais do que isso: acabam por tornar o empresário e o negócio como referência no mercado em que ele atua. No Brasil, vários segmentos de empresas e até grandes emissoras de comunicação já entraram nessa tendência. Na Paraíba, a Belabs, empresa criada com mindset sueco e a primeira aceleradora de ideias e negócios lideradas por mulheres no Brasil, apostou na ideia e acaba de lançar o “SmartLabs The Podcast”. Ela tem se destacado com o debate de assuntos voltados à diversidade e inclusão em todas as esferas sociais. Entre os temas, paternidade presente, inclusão da mulher e desafios das empreendedoras contemporâneas.

Encontro da Abap 

Fez bonito em São Paulo o jornalista e empresário Ruy Dantas. Na última semana, Ruy, que é presidente  da Associação Brasileira das Agências de Publicidade e Propaganda na Paraíba, participou do encontro nacional promovido pela entidade.  O motivo era a celebração dos 70 anos da Abap, que reúne empresas do mercado publicitário em todo o País. Entre os convidados, estava o governador de São Paulo, João Dória. Ruy se apresentou, conversou e reconheceu o gesto de Dória como um sinal de reconhecimento a um mercado que produz muito no Brasil.

 

Inovação na construção civil


Se as altas cotações do bitcoin chamam a atenção dos investidores mais ousados, a tecnologia que sustenta esta e outras criptomoedas atrai o interesse de grandes bancos, empresas e governos.  Enquanto a moeda virtual é apontada por entidades do sistema financeiro como a nova bolha especulativa, a blockchain, por outro lado, é vista como a nova queridinha das mesmas empresas que compõem o setor. A MRV Engenharia, líder nacional no mercado de imóveis econômicos e que conta com operações na Paraíba, realizou a primeira incorporação imobiliária do mercado utilizando blockchain. A operação foi conduzida pela startup Growth Tech pela rede virtual Notary Ledgers, que integra atores envolvidos em todo o ciclo de incorporação imobiliária. A rede opera por meio do blockchain corporativo IBM Blockchain Platform.
Ele não para!
O jovem e inteligente empresário Igor Chang cresce e aparece inovando. Ele está à frente do HAO, restaurante contemporâneo com influência asiática localizado em Manaíra, em João Pessoa. Além da comida impecável, o local é extremamente versátil: vira baladinha, tem almoço executivo, jantar romântico e é cenário para eventos. Versatilidade o HAO tem sim – mas sem perder a elegância e o arrojo jamais. Além do HAO e do Sakê, um sushi bar aconchegante com duas unidades na Capital e já se preparando para a terceira, Igor anuncia o Carbonara Hao, que funciona só no delivery e a Feijoada Manaíra, self servisse charmoso com a comida preferida dos brasileiros servida diariamente. Em breve, mais uma empreitada: o curioso Churrasco no Pão.

No radar das renováveis
Em conversa com jornalistas, o  presidente da Energisa, Ricardo Charbel, disse que as energias renováveis estão no radar da companhia. Ele detalhou como foram as negociações entre a companhia e a mineira Alsol. A Energisa investiu R$ 11,7 milhões por 87% do capital social da empresa, que é especializada em soluções de geração de energia distribuída. “A Paraíba ainda está iniciando nesta área, mas é uma fonte de energia importante a ser considerada o nosso poder de negócio. Vamos ampliar os investimentos nesse segmento, reforçando a atuação inovadora do Grupo”, comentou Charbel. Fundada em 2012 na cidade mineira de Uberlândia, a Alsol é uma das pioneiras no País em sistemas fotovoltaicos e armazenamento de energia por meio de baterias de lítio.
Mineira com cerca de 20 anos de carreira, Andréia Barros é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, escritório boutique com foco em assessoria de comunicação e relacionamento entre cliente e formadores de opinião. É editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo.

Andréia Barros