X
Dólar
Euro
11 de dezembro de 2019

TEATRO E DANÇA

Centro Cultural Casa da Pólvora recebe quatro espetáculos nesta terça-feira

02/12/2019 | 16h41min
Foto. Divulgação/Secom/JP

O Projeto ‘Terças Culturais’, do Centro Cultural Casa da Pólvora, apresenta nesta terça-feira (3), a partir das 19h30, quatro espetáculos de teatro. Na programação estão incluídos os espetáculos Feminicídio, Guara-Mamo, TenesseeMe e Pastoril. A entrada é gratuita.

O grupo de dança Hun é o primeiro se apresentar no local, com o espetáculo Feminicídio. Hun é um grupo de 16 estudantes do 7° ao 9° ano da Escola Municipal Fenelon Câmara. Iniciou seu trabalho, em 2015, na Semana da Consciência Negra, trazendo a temática, por meio da performance, com o intuito de fomentar um debate emergente do espaço escolar contra o racismo estrutural.

Em 2019, no seu 5° ano de atuação, se tornou o grupo focal da pesquisa de Sandra Melo, Mestranda em Artes da UFPB, coreógrafa do grupo e professora de dança na escola. Esse ano os trabalhos realizados provocam a partir da performance, debates sobre gênero e etnia, falando sobre Feminicídio, Homofobia e Racismo.

Logo após se apresenta o espetáculo “Pastoril Popular”, do Balé Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No elenco estão: Fabiola Magalhães, Rafaela Cunha, Lidiane Albuquerque, Heleina Albuquerque, Camila Palmeira, João Vitor da Paz e Rogério Gomes. A direção geral e coreografia são de Maurício Germano.

“O Pastoril Popular apresenta elementos da cultura popular nordestina, suas crenças, suas danças e suas músicas, que tem como propósito fazer um resgate cultural do folguedo que também é tradicional na religião”, explicou Maurício Germano.

Em cena um grupo se divide entre dança e dramaturgia em dois cordões, um azul e o outro vermelho (encarnado). Este último simboliza o sagrado coração de Jesus e o azul o coração de Maria.

Guara-Mamo – Estão na programação de terça-feira (3) o espetáculo Guara-Mamo, da Companhia de Circo e Teatro Mutuca, fundado em 2015, com o intuito de valorizar a cultura popular nordestina e circense. O grupo é formado pelos atores: Aquiles Nud, Lívio Brandão, Vladimir Santiago e Walter Olivério.

O espetáculo se baseia nos contos e causos do vale do Gramame. É alicerçado na encenação de vivências e rituais “Griôs”. O vale é um reduto de mestres da cultura popular. No local encontra-se mestres com sabedoria das ervas, de contação de histórias, da poesia e sanfona. O trabalho do grupo é resultado de uma intensa pesquisa de mapeamento, coleta e vivências com os contadores de causos do vale do Gramame, no intuito de elaborar um acervo documental da tradição oral, na perspectiva de difundir a cultura do povo Gramamense.

AnimaCentro – As atividades que acontecem no Centro Cultural Casa da Pólvora, dentro do projeto Terças Culturais estão inseridas nas ações culturais do projeto AnimaCentro, que oferece programação cultural gratuita e tem o objetivo de fortalecer as artes, valorizar os artistas locais e o popularizar os espaços históricos revitalizados. O projeto acontece em vários polos da cidade.


Secom-JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.