X
Dólar
Euro
07 de dezembro de 2019

Villa-Lobos é destaque do concerto desta quinta-feira da Sinfônica Jovem

09/10/2019 | 11h15min
Foto: reprodução/divulgação

Trenzinho do Caipira”, composição do brasileiro Heitor Villa-Lobos, abre o 7º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, nesta quinta-feira (10), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita. A apresentação terá regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação do flautista José Bernardo na execução do Poema Sinfônico “Siciliana e Burlesca”, de Alfredo Casella.

Parte integrante da peça “Bachianas Brasileira nº 2”, o “Trenzinho do Caipira” é uma das obras mais conhecidas de Villa-Lobos e se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Nascido em 1887 no Rio de Janeiro, o compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista se destacou como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”, tendo escrito mais de 2 mil obras até a sua morte, em 1959.

Em seguida, o flautista José Bernardo sobe ao palco para participar, como solista, da execução de “Siciliana e Burlesca – Poema Sinfônico para Flauta”, do compositor e maestro italiano Alfredo Casella (1883 -1947). Depois do intervalo, o público vai conferir a “Suíte Sinfônica – Tenente Kijé, Op. 60 (O Nascimento de Kijé, Romance, O Casamento de Kijé, Troïka e O Funeral de Kijé)”, de autoria do russo Sergei Prokofiev(1981-1953).

Encerrando o concerto, os jovens músicos vão executar uma seleção de “Os Miseráveis”, incluindo Introdução, At theEndofthe Day, I Dreamed a Dream, Master oftheHouse, OnmyOwn, Do Hearthe People Sing?, destaques da obra do ator, cantor, compositor e produtor musical francês Claude-MichelSchönbergb(1944), com arranjo de Bob Lowden.

Próximos Concertos – A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba volta a se apresentar no dia 7 de novembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, mesmo local onde a Orquestra Sinfônica da Paraíba fará concerto no próximo dia 17 de outubro.

O solista – José Bernardo iniciou os estudos musicais em 2012, na escola de música da Igreja Batista Regular,em João Pessoa, ingressando no ano seguinte na classe de flauta transversal. Em 2019, concluiu o bacharelado em Música pela Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação dos professores Gustavo de Paco de Gea e Maria da Conceição. Participou de masterclass com renomados professores, tais como Vitor Diniz, Sérgio Barrenechea e o oboísta italiano Lorenzo Masala.

Frequentou eventos musicais como o XXVI Festival de Música de Cascavel, IV Congresso de Performance da Abrapem e a I Mostra de Flautas da UFPB. Atuou como músico na Banda Sinfônica José Siqueira, Grupos de Flautas da UFPB, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Paraíba (OSUFPB), entre outros, e como solista frente à OSUFPB na atual temporada. Atualmente é flautista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) e da Banda Sinfônica Sedec, além de desenvolver atividades de ensino como professor/monitor do curso de extensão em Música da UFPB e regente do coral da Igreja Batista Regular em Mangabeira.

O regente – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado, conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar, e no ano passado, o também paraibano Chico César foi o destaque. No último dia 5 de agosto, o concerto em homenagem aos 434 anos de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

Serviço
7º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Regente: Luiz Carlos Durier
Solista: José Bernardo (flauta)
Dia: 10/10/2019 (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa
Entrada gratuita


Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.