X
Dólar
Euro
07 de dezembro de 2019

MERCADO

Sebrae-PB promove Festival de Cerveja Artesanal com entrada gratuita

08/10/2019 | 18h15min

Evento terá entrada gratuita e contará com palestras técnicas voltadas ao mercado e à produção artesanal da iguaria

Foto: Celina Modesto

Lager e Ale e os mais diferentes estilos, como IPA, Stout, Pilsen ou Sour. Caso estes nomes pareçam estranhos, aos amantes da cerveja artesanal são mais do que conhecidos: são tipos e estilos que representam a diferença entre uma cerveja mais fermentada, amarga, leve ou encorpada. De olho no crescente mercado da cerveja artesanal, que vem conquistando cada vez mais espaço e admiradores em todo o país, o Sebrae Paraíba e o Mangabeira Shopping vão promover, nos dias 18, 19 e 20 deste mês, o Festival Experimenta – Edição Cerveja Artesanal.

Com 12 expositores de marcas locais e de estados vizinhos, além de diversas atrações culturais, o festival contará com palestras técnicas para quem já atua no mercado ou se interessa pela temática. As inscrições para as palestras custam R$ 15 e poderão ser efetuadas na loja online do Sebrae. Dentre as temáticas que serão abordadas, estão “Cerveja artesanal independente – mercado, desafios e oportunidades”, com o sommelier de cervejas Alberto Nascimento; “Cerveja: do hobby à profissionalização”, com a cervejeira e sommelier Chiara Barros; e “Manipulação segura – a importância da higienização e assepsia no equipamento”, com o empresário Bruno Ribeiro.

As palestras serão promovidas em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e realizadas na agência Sul do Sebrae, que fica no Mangabeira Shopping. O gerente da agência, Cláudio Soares, explicou que o mercado está em ascensão, mas necessita de profissionalização. “As pessoas gostam de consumir cerveja e estão buscando cada vez mais marcas diferentes, o que faz com que o mercado artesanal esteja em crescimento. Para isso, é preciso aproveitar as oportunidades e buscar a profissionalização e diferenciação no mercado, através de um bom produto, equipamento, comunicação e identidade visual. Por isso, estamos apoiando o festival e traremos as palestras técnicas”, destacou.

Dados da Associação dos Cervejeiros Artesanais da Paraíba (AcervA Paraibana) apontam que, atualmente, o estado conta com 9 cervejarias artesanais registradas, sendo seis com fábrica própria e três ciganas. Na última semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou uma câmara setorial para a cadeia produtiva da cerveja. Para Cláudio Soares, é essencial ter um plano de negócios. “Para quem quer investir no segmento, o Sebrae ajuda de diversas formas, com análise de mercado, criação de marca e identidade por meio do Sebratec, desenvolvimento de site e também com a logística e o start inicial, através de um bom planejamento que auxilia na diminuição dos riscos na abertura do negócio”, frisou o gerente da instituição, acrescentando que o setor configura o estudo de tendências de negócios de 2019 do Sebrae.

Atrações culturais – A partir das 18h do dia 18 e das 16h nos demais dias, começam as atrações culturais do festival, com apresentação de bandas e artistas locais. Estão confirmados os shows das bandas Javalee, Travolta, Rockcola, 2emdois, entre outras.

Serviço:
Festival Experimenta – Edição Cerveja Artesanal
Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2019
Local: Mangabeira Shopping
Inscrições: https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/2038190
https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/2038192
https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/2038191


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.