X
Dólar
Euro
15 de novembro de 2019

SAÚDE

Hospital Universitário da UFPB desenvolve projetos de Inteligência Artificial

14/08/2019 | 05h40min

Você já ouviu falar em hospitais inteligentes e conectados? Conhece alguma instituição de saúde que monitora pacientes e visitantes por meio de identificação facial? Sabia que existem profissionais da área de saúde que são treinados em Realidade Virtual para melhor identificar órgãos, tecidos e outros componentes humanos?

Todos esses temas estão relacionados à saúde e Inteligência Artificial (IA) e, de certo modo, já fazem parte do nosso cotidiano. Atualmente, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, desenvolve vários projetos relacionados a IA e Machine Learning (aprendizado de máquina), em parceria com o Centro de Informática da UFPB.

Entre eles, estão: Sensores Inteligentes com Aprendizado de Máquina; Hospitais inteligentes e conectados; Treinamento de profissionais da área de saúde utilizando Realidade Virtual e/ou Aumentada; Identificação facial para o monitoramento dos pacientes e visitantes do HULW; Previsão de patologia clínica do coração utilizando sons e imagens; Detecção de presença de distúrbio de voz com Machine Learning; e Classificação dos perfis dos pacientes do HULW.

“Eu estou com dois projetos no HULW. Um deles, em nível de doutorado, desenvolve um algoritmo de Machine Learning com o objetivo de detectar presença de distúrbios de voz ou não. O sinal da voz do paciente é gravado para que o algoritmo (disponível em equipamentos de informática) seja treinado para poder identificar prováveis disfonias”, explica Danilo Rangel, analista de Tecnologia da Informação do HULW-UFPB/Ebserh.

Ele ressaltou que o trabalho é feito em parceria com o curso de Fonoaudiologia, a Gerência de Ensino e Pesquisa do HULW e o Curso de Pós-graduação Modelo de Decisão e Saúde, da UFPB.  No outro projeto, Danilo Rangel busca descobrir patologias cardíacas por meio de um algoritmo que associa o resultado de um eletrocardiograma aos batimentos do coração.

WORKSHOP

Esta semana, O Hospital Universitário Lauro Wanderley vai sediar o I Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial. O evento começa na quinta-feira (15) e inclui o I Simpósio Sobre Inteligência Artificial em Saúde, além de um Curso de Bioestatística. A programação do Simpósio será realizada no auditório Professor Lindbergh Farias, localizado no térreo do Hospital Universitário (com transmissão em tempo real pelo canal do HULW no YouTube). O Workshop, propriamente, ocorrerá no auditório do curso de Fonoaudiologia, localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFPB (Confira aqui a programação completas dos eventos).

“Estamos empenhados em realizar um evento que possibilite conhecermos as nossas perspectivas da pesquisa clínica no Brasil, em especial na região Nordeste, o qual possibilite estimular o residente a se tornar um pesquisador, que o graduando compreenda que existe um mercado em expansão para o profissional de pesquisa clínica. Enfim, esperamos que a Pesquisa Clínica no Nordeste seja inovadora, multidisciplinar, multicêntrica e estratégica para o SUS”, afirma Fábio Sampaio, chefe do Setor de Gestão em Pesquisa e Inovação Tecnológica do HULW.

Fábio Sampaio, que também é o coordenador do I Workshop de Pesquisa Clínica e Inteligência Artificial, acrescentou que essa iniciativa, na verdade, é um marco histórico para o HULW. “Esse evento representa uma oportunidade para o início da capacitação dos nossos profissionais que irão atuar, em parceria com empresas privadas, no Núcleo de Pesquisa Clínica (NPC) do HULW. O NPC está previsto para ser inaugurado em dezembro.  

SOBRE A REDE EBSERH

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.