X
Dólar
Euro
15 de novembro de 2019

NESTA TERÇA-FEIRA

Espetáculos de teatro e dança agitam o Centro Cultural Casa da Pólvora

13/08/2019 | 09h44min
Foto: divulgação/ Secom JP

O Centro Cultural Casa da Pólvora recebe, nesta terça-feira (13), a partir das 19h, dois espetáculos de teatro e um de dança. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope) e do Centro Cultural, faz parte da programação do AnimaCentro.

A primeira atração é “Suçuarana”, de Thardelly Lima, que partindo das relações entre homens e feras une as narrativas tradicionais de caçadores a outras histórias. A pesquisa para montagem foi realizada em São José do Espinharas, local referido por João Melquíades de Ataíde, no corde, “Histórias de Cazuza Sátiro, o matador de onça”.

Thardelly Lima, ator, autor e diretor de “Suçuarana, tem licenciatura em Educação Artística (habilitação em Artes Cênicas), especialista em Representação Teatral pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente integra o Grupo Ser Tão Teatro.

Em seguida será apresentado “Depression”, espetáculo da Cia. de Dança Freestyle, com coreografia de Fagner Pereira, que aborda a depressão, mostrando sentimentos de dor e questionamentos de sofrimentos que precisam ser colocados para fora, transformando os movimentos em expressões de dança moderna como o hip-hop.

A Cia Freestyle surgiu em 2009 com a proposta de misturar vários estilos de dança com o hip-hop, proporcionando a dança como instrumento de cultura popular nos diversos ambientes e espaço públicos. Em cena estarão Fagner Pereira, Tiago Medeiros, Lin Malheiro, Josuel Gomes, Adriênio Mario e Edvan Felix.

Depois será a vez do espetáculo “De João para João”, do Grupo Sagarana, com direção de Tarcísio Pereira, que fala sobre o assassinato de João Pessoa, governante da Paraíba. A dramaturgia é baseada na carta escrita por João Dantas dias antes de cometer o crime que foi o estopim da Revolução de 30. Em cena, Tarcisio Pereira e Flávio Melo. A música original é de Eli-Eri Moura.

Fundado em 1989, o Sagarana surgiu como grupo de teatro amador. Um dos grupos mais presentes na produção teatral da Capital, levou sua marca para cerca de 15 espetáculos cênicos ao longo desse tempo.O nome é uma homenagem ao escritor mineiro João Guimarães Rosa, cujas obras aproximam-se da filosofia de um grupo que trabalha com a preocupação de revalorizar o texto como elemento de grande importância no espetáculo.

O projeto – O AnimaCentro tem como objetivo ocupar os espaços históricos revitalizados pela atual gestão com uma programação cultural diversificada no Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça Rio Branco, Pavilhão do Chá, Galeria Casarão 34, Hotel Globo, Villa Sanhauá, Praça Antenor Navarro e, Novo Parque da Bica e Centro Cultural Casa da Pólvora.

Serviço
Espétáculos “Suçuarana”, “Depression” e “De João para João”

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora (Ladeira de São Francisco, s/n – Centro)
Dia: Terça-feira (13)
Hora: 19h
Classificação: Livre


Secom JP

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.