X
Dólar
Euro
08 de dezembro de 2019

EMBATE

Na ALPB: Deputados ‘batem de frente’ sobre proposta de Bolsonaro

13/08/2019 | 13h22min

Os deputados Anísio Maia (PT) e Cabo Gilberto (PSL) bateram de frente, nesta terça-feira (13), durante sessão na Assembleia Legislativa, sobre a proposta do programa Futura-se, do Governo Federal. A iniciativa pretende aumentar a eficiência e estimular a inovação da educação superior pública no país. Os parlamentares chegaram a trocar acusações ao comentar o tema.

Anísio Maia acusou o Governo de Bolsonaro de querer transformar a educação pública em um “bazar”. “Quer que a administração das universidades corram atrás de investimentos junto a inciativa privada. Naturalmente, a inciativa privada vai investir onde tiver mais lucro. Então a maioria da pesquisa de cunho social vai ser desprezada”, lamentou.

O petista lembrou que, hoje, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por exemplo, tem um déficit de 100 milhões para tentar fechar o caixa até o fim do ano. Anísio disse que o projeto do Governo Federal foi muito mal elaborado devido a incompetência de toda a sua equipe. “Um recado de Bolsonaro pra satisfazer os investidores internacionais”, ressaltou.

Já o deputado Cabo Gilberto afirmou que discordava completamente de Anísio. Ele lamentou que o Governo do PT tenha passado 16 anos no poder e a educação tenha fica nos últimos lugares a nível nacional. “O Governo de Jair Bolsonaro está tentando mudar essa realidade. E espero que dê certo”, declarou.

Cabo Gilberto rebateu a acusação do petista de que o Governo do PSL estava tentando entregar o ensino público brasileiro para a inciativa privada. “Quem entregou o Brasil foi o PT, quando gastou bilhões de dólares, bilhões de reais em outros países. E esse dinheiro não foi devolvido”, observou.


Paulo de Pádua

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.