X
Dólar
Euro
18 de agosto de 2019

CAPACITAÇÃO

Anvisa abre inscrições para o curso “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde”

08/08/2019 | 15h24min

Estão abertas as inscrições para o curso “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde”. Desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o curso destina-se prioritariamente aos servidores que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e nos Serviços de Saúde do País, sendo permitida, entretanto, a participação dos cidadãos em geral que tenham interesse no assunto. As inscrições podem ser realizadas no endereço https://www.escolavirtual.gov.br/curso/236.

Com carga horária de 100 horas e certificação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o curso “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde” será oferecido (na modalidade Ensino a Distância – EaD) pela Escola Virtual de Governo e terá por objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais de Vigilância Sanitária e de saúde sobre o tema Segurança do Paciente com vistas à minimização de riscos e à melhoria da qualidade do cuidado prestado ao paciente em serviços de saúde.

Conteúdo programático – O curso será dividido em quatro módulos, o primeiro contemplando o tema “Introdução à Segurança do Paciente e Qualidade”, o segundo e o terceiro tratando dos “Protocolos de Segurança do Paciente” e o quarto abordando a questão da “Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde”.

No primeiro módulo serão oferecidos conhecimentos sobre “Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: noções gerais”, “Cultura de Segurança em Serviço de Saúde” e “Gerenciamento de risco”. No segundo serão abordados os temas “Mecanismos de Identificação de Pacientes em Serviços de Saúde”, “Higiene das Mãos em Serviços de Saúde”, “Cirurgias Seguras em Serviços de Saúde” e “Processamento de Produtos para Saúde”.


No terceiro módulo os temas versarão sobre “Prevenção de Lesão por Pressão”, “Mecanismos para a Prevenção de Quedas dos Pacientes” e “Erros de Medicação”. Já no quarto e último módulo os participantes terão acesso a informações detalhadas sobre os temas “Vigilância, notificação, monitoramento e investigação de incidentes relacionados à assistência à saúde”, “Métodos, Técnicas e Ferramentas de Investigação de Eventos Adversos”, “Métodos, Técnicas e Ferramentas de Investigação de Eventos Adversos (Análise de Causa Raiz)” e “Principais Passos da Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde”.Área de anexos


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.