X
Dólar
Euro
13 de novembro de 2019

SAÚDE

HU de João Pessoa promove III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade

31/07/2019 | 16h26min
Divulgação:Assessoria

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh, vai promover este mês o III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade. O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPB, e as inscrições são gratuitas.

Assunto em evidência, a terapia nutricional faz parte do cotidiano dos hospitais. Para se ter ideia da importância do tema, o tempo de permanência hospitalar em pacientes desnutridos pode aumentar em até 90% e o índice de mortalidade também é maior. Além disso, a incidência de complicações (infecciosas e não infecciosas) aumenta de duas a seis vezes em pacientes desnutridos. Mais: a desnutrição atinge entre 40% e 60% dos pacientes internados em hospitais da América Latina.

Voltado para estudantes, residentes, profissionais do HULW e para o público-externo, o III Simpósio de Terapia Nutricional em Alta Complexidade recebe inscrições a partir desta quinta-feira. No caso do primeiro grupo, as inscrições ocorrerão presencialmente, no período de 1º a 12 de agosto, no Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do hospital. Já a comunidade em geral pode se inscrever entre os dias 13 e 23 de agosto, de modo virtual.

O evento é uma promoção conjunta da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), Unidade de Nutrição Clínica (UNC) e Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush) do Hospital Universitário. A primeira edição foi idealizada há três anos, mas numa estrutura menor. O objetivo era, basicamente, treinar o público interno da área assistencial e multiprofissional sobre terapia nutricional e explicar o que é EMTN, que é uma comissão obrigatória em hospitais de alta complexidade.

“Depois, o evento cresceu e hoje atrai profissionais de diferentes áreas”, afirma a médica intensivista Izaura Odir de Lima Gomes da Costa, que é especialista em terapia nutricional enteral e parenteral. “A terapia nutricional cresce muito e ninguém discute mais se é importante ou não. O que se discute é: qual a melhor forma de fazer? A terapia nutricional no âmbito hospitalar hoje é uma emergência. Se os pacientes já chegam desnutridos, isso aumenta morbidade e mortalidade. Então a gente precisa, realmente, identificar os pacientes que já chegam desnutridos, tentar reverter essa desnutrição ou, pelo menos, evitar que piore ”, explica.

Presidente da EMTN do Hospital Universitário e uma das coordenadoras do simpósio que ocorrerá em agosto, Izaura Costa diz que, nesta edição, aumentou o número de participantes renomados na programação. ​

“Continuamos com a mesma proposta de mesclar profissionais aqui da região, valorizando a prata da casa, com palestrantes de renome nacional, além de mantermos a proposta da transdisciplinaridade, com a participação de profissionais de diferentes áreas, como médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e fonoaudiólogos”.

Dentre os apoiadores do evento, estão a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral Enteral (Braspen), o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Como o simpósio é gratuito, os organizadores pedem aos participantes que colaborem com um pacote de fralda geriátrica (que será doado para instituições de longa permanência de idosos) e um frasco de vidro com tampa para acondicionamento de leito materno.

O QUE É TERAPIA NUTRICIONAL

Terapia nutricional compreende um conjunto de cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de agravos, devendo estar associada às demais ações de atenção à saúde do indivíduo.

É recomendação do Ministério da Saúde que todos os pacientes admitidos em unidade de internação hospitalar recebam a atenção da equipe responsável pela nutrição e que se mantenha uma integração com a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) para melhor acompanhamento dos pacientes admitidos. Após avaliação nutricional realizada, as duas equipes deverão planejar e adequar o melhor cuidado ao paciente, incluindo a alta hospitalar.

Dentre os principais objetivos da terapia nutricional, estão: prevenir e tratar a desnutrição; preparar o paciente para o procedimento cirúrgico e clínico; melhorar a resposta imunológica e cicatricial; modular a resposta orgânica ao tratamento clínico e cirúrgico; prevenir e tratar as complicações infecciosas e não infecciosas decorrentes do tratamento e da doença; melhorar a qualidade de vida do paciente; reduzir o tempo de internação hospitalar; reduzir a mortalidade e, consequentemente, reduzir custos hospitalares.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.