X
Dólar
Euro
11 de novembro de 2019

SERVIÇO

Espaço Fitness do HU de João Pessoa atende pacientes em reabilitação e funcionários

25/07/2019 | 17h46min

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, conta com um Espaço Fitness para atender o público interno e pacientes que necessitam de atividades de reabilitação. No local, funcionários têm acesso a musculação, treinamento funcional, atividades aeróbicas e pilates solo. Acompanhantes de pacientes que estão internados na instituição, há pelo menos seis meses, também são beneficiados com o serviço.

Inaugurado em outubro de 2015, o ambiente integra o Setor de Educação Física do hospital, o qual é vinculado à Unidade de Reabilitação. Em média, são realizados 600 atendimentos a cada mês, envolvendo funcionários, residentes e estagiários, além da assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente corresponde a 22 pacientes. Nesse caso, as pessoas necessitam de encaminhamento do ambulatório.

“São dois projetos grandes que a gente tem aqui de atuação. Tanto para funcionários, que é o projeto de qualidade de vida para os servidores, como também o projeto de reabilitação para os pacientes, que envolve uma equipe multidisciplinar”, explica Karine Garcia, profissional de Educação Física que coordena o setor.

No caso da reabilitação, os pacientes podem frequentar o Espaço Fitness duas ou três vezes por semana, em horários pré-determinados de acordo com as atividades exigidas pela condição de saúde.

“Na segunda e sexta-feira, por exemplo, são atendidos pacientes da Reumatologia e Terapia Ocupacional das 8h às 9h. No horário da tarde, às terças, quintas e sextas, recebemos pacientes pré-bariátricos encaminhados por uma nutricionista do hospital. Também atendemos os pacientes pós-bariátrica que fazem acompanhamento com avaliação física. São horários diversos e, para cada horário, há um grupo diferente”, comenta a coordenadora, ressaltando que existe lista de espera para atendimento.

Karine Garcia acrescentou que o Setor de Educação Física tem parcerias com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos geriatras e equipes de neuroreabilitação. No mínimo, os pacientes da reabilitação recebem atendimento no Espaço Fitness por dois meses.

ATIVIDADES PARA COLABORADORES

Para os funcionários, são oferecidos cinco horários de atividades no Espaço Fitness HULW: 7h às 8h; 11h às 12h; 13h às 14h; 16h às 17h; e 17h às 18h. Os momentos para atividades físicas foram definidos com base nos horários de entrada e saída dos colaboradores do hospital. A ideia era contemplar o máximo de funcionários possível, para que eles pudessem frequentar o ambiente fora do horário de serviço.

Funcionários que têm interesse em utilizar os serviços do Espaço Fitness precisam agendar um horário de avaliação. Já com roupa específica para exercícios, preenchem um Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q), cujo objetivo é identificar se há necessidade de avaliação clínica e médica antes do início da atividade física. Caso o colaborador tenha algum problema de saúde, é preciso apresentar declaração médica autorizando a prática de exercícios.

O Espaço Fitness também oferta a avaliação física antropométrica (que afere índice de gordura, massa magra, pressão arterial, glicemia entre outros itens) para os funcionários do Hospital Universitário. Para isso, é necessária a apresentação do cartão do SUS e do prontuário do HULW. Após a primeira avaliação, o funcionário tem direito a retorno a cada três meses.

“As atividades oferecidas são voltadas para o fitness e saúde. Tem muito funcionário que treina aqui como sua academia de rotina; não paga academia fora daqui e vem de segunda a sexta. E tem funcionário que vem apenas para complementar atividade que já faz fora. Nos dois casos, oferecemos as orientações específicas”, comentou Karine Garcia, destacando que, além dela, há um outro profissional de educação física que realiza o mesmo trabalho.

A coordenadora do Espaço Fitness aproveitou para esclarecer que a avaliação médica é diferente da avaliação feita por um profissional de educação física. Isso porque a avaliação física antropométrica se baseia na medição das variáveis físicas, como altura e peso, e na composição corporal global.  Já a avaliação com o médico visa a verificar se o paciente está apto, do ponto de vista cardiovascular e de outras condições de saúde, a fazer exercícios físicos.

Sobre a Rede Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas instituições têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.