X
Dólar
Euro
19 de setembro de 2019

BAIXANDO A GUARDA

Donald Trump diz que Irã pode ter abatido drone dos EUA por engano

21/06/2019 | 06h48min
Presidente americano, Donald Trump Foto: JIM WATSON / AFP

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, disse suspeitar que o Irã derrubou por engano um drone militar norte-americano nesta quinta-feira (20). Mais cedo, o republicano havia afirmado que anunciaria “em breve” se os EUA fariam ou não uma retaliação contra o incidente.

“Eu acho que, provavelmente, o Irã cometeu um erro – eu imagino que um general ou alguém cometeu um erro ao abater aquele drone”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.

“É difícil acreditar que foi intencional, se você quer saber a verdade. Eu acho que pode ter sido alguém que estava solto e estúpido naquele dia”, acrescentou o presidente norte-americano.

O Irã informou que o drone de vigilância Global Hawk, desarmado, estava em uma missão de espionagem sobre seu território, mas os EUA alegam que a aeronave foi abatida em espaço aéreo internacional.

“Não tínhamos ninguém nesse drone. Isso faria uma grande diferença, digo a vocês, se houvesse alguém dentro isso teria uma grande, grande diferença”, disse Trump ao se encontrar com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, no Salão Oval da Casa Branca.

Os Estados Unidos, que classificaram o incidente como um “ataque não-provocado” em espaço aéreo internacional, estão no meio de uma campanha para isolar o Irã e conter seus programas nuclear e de mísseis balísticos e para limitar seu papel em guerras regionais.

Não está claro como os Estados Unidos poderão responder ao incidente, e a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a principal democrata no Congresso, disse que o país não tem apetite para uma guerra contra o Irã.

De acordo com a agência Reuters, o governo Trump chamou importantes líderes parlamentares à Casa Branca para um briefing nesta quinta-feira sobre o Irã, segundo informou uma fonte familiarizada com a reunião.


G1

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.