X
Dólar
Euro
26 de junho de 2019

EVENTO

“Economia do crime, o crime compensa? Um estudo de caso em estabelecimentos penais gaúchos” será tema de palestra na UFPB

05/06/2019 | 03h45min
Divulgação

O professor doutor Pery Shikida da Universidade do Oeste do Paraná, proferirá palestra às 19h da próxima terça-feira (11/6) no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba, sobre  “Economia do crime, o crime compensa? Um estudo de caso em estabelecimentos penais gaúchos”.

Uma das questões motivadoras do estudo do grupo de pesquisa conduzido por ele em estabelecimentos prisionais do País foi: Quais fatores levam um indivíduo a deixar uma ocupação produtiva legal para atuar no crime?

A pesquisa rendeu uma série de trabalhos acadêmicos por quase duas décadas e, mais recentemente, o livro “Memórias de um pesquisador no cárcere”, onde relata situações desafiadoras e curiosas vivenciadas na pesquisa de campo, que será lançado na ocasião, publicado pela editora do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).

Sob o título “Economia do crime, o crime compensa? um estudo de caso e estabelecimentos penais gaúchos”, Pery Shikida destacará aspectos metodológicos da economia do crime e o resultado de suas pesquisas para responder três questões: o motivo da migração de uma atividade econômica legal para a ilegal; as variáveis e circunstâncias ocupacionais dessa migração – condições de vida familiar, social e religiosa – e se o crime compensa economicamente.


Assessoria

Você também pode enviar informações à redação do portal paraiba.com.br pelo whatsapp 83 98149 3906.